Dia Mundial do Teatro.

domingo, 27 de março de 2011 · Temas: ,

É hoje assinalado o dia do Teatro em todo o mundo que, para uns, pode ser definido como uma forma de arte em que um ou mais actores interpretam uma história ou uma peça. No entanto, para outros, para os apaixonados pela arte da representação, o teatro é uma forma de vida e um palco para todos os seus sentimentos.

Existem várias teorias sobre as origens desta arte. Alguns historiadores elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos. Outra hipótese aponta que o conceito de teatro surgiu com o conto de histórias e a partir de danças, jogos e imitações.


Independentemente das duas teorias, é certo que as representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro teve origem na antiguidade grega, sendo a primeira obra escrita a Poética de Aristóteles.

Em Portugal, Gil Vicente é considerado o fundador da arte da representação, que apenas se afirmou em meados do século XVI. Sucedem-lhe grandes impulsionadores do teatro como António Ferreira, D. José I e Almeida Garrett.

"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana." - Federico García Lorca


- Margarida Cardoso, 10ºE.

Deixa um comentário