A ditadura das dietas de Verão.

terça-feira, 10 de agosto de 2010 · Temas: , ,

Diariamente ouve-se falar em emagrecer e naturalmente que nesta altura, este verbo torna-se ainda mais evidente. Hoje em dia, a maioria das pessoas não come bem. Uns comem em demasia, outros morrem de fome e de uma maneira geral cometem-se muitos erros alimentares que podem provocar graves doenças. Um dos segredos está em saber escolher e preparar os alimentos, fundamental para uma vida saudável e longa.

Quando chega o Verão, chegam também as preocupações com o peso e a figura. É nesta altura em que as pessoas mostram os seus corpos na praia, numa piscina, para se bronzearem e muitas das vezes têm complexo em se exporem devido àquela “gordura” que ali permanece e que tanto lhes atrapalha e é por isso que nesta altura logo no início do ano há uma correria aos ginásios assim como a procura de uma dieta ideal para chegar ao Verão com a melhor figura possível e sem aquela barriguinha. A variedade de dietas a disposição é grande e para todos os gostos, desde: as vegetarianas, de frutas ou com sumos de fruta e líquido, etc.

Campanha de sensibilização da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Umas têm o privilegio de perder peso rápido através da abstinência de certos alimentos e/ou nutrientes, ao passo que outras promovem o equilíbrio para uma alimentação mais saudável! O ideal será não procurar uma dieta eficaz a curto prazo, mas sim hábitos saudáveis de alimentação e exercício, para não ter de recorrer a dietas loucas à medida que o verão se aproxima. Deve-se escolher a dieta que melhor se adapta ao nosso corpo, procurando se necessário, a ajuda de um nutricionista. Isto porque grande parte das dietas que se encontram pecam pela falta de algumas proteínas importantes, razão pela qual poderá ter de tomar suplementos.


Lembra-te porém, que emagrecer requer manutenção. O emagrecimento sazonal traz algumas consequências para o corpo e o bem-estar, podendo no entanto levar a problemas mais sérios de saúde. Esta é talvez uma das razões porque muitas pessoas adoptam um estilo de vida mais saudável durante todo o ano, porque lhes permite cometer uma «extravagância» de vez em quando. Deve-se ter em atenção que emagrecer é um processo lento mas que colherá frutos. Fazer uma dieta completamente descabida e não dar nutrientes necessários ao corpo pode levar a extremos como a anorexia ou bulimia. Tem de se ter consciência dos actos e principalmente no que toca à saúde. Já diz o ditado: diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens.

Deixa um comentário