Cosmopolitismo.

domingo, 15 de outubro de 2017 · Temas:

Há uma máxima oriental, já por aqui usada a este propósito, que diz que o caminho vai-se fazendo, caminhando. Vamos diretos ao assunto: há visitas de estudo que se moldam aos objetivos; há outras, como as edições dos Sábados Diferentes, onde os objetivos se vão recriando em função de um tema.

SBCosmopolita-053Acreditamos nesta forma diferente de centrar aquilo que se pretende de uma saída de campo, que faz do terreno conhecido, e do precavido improviso, uma constante adaptação. Com esta fórmula, consegue-se o equilíbrio entre os participantes, o meio e as condições logísticas.

Repare-se, tínhamos um tema: o cosmopolitismo, mas não propriamente um caminho. E se o primeiro foi literalmente absorvido pelos nossos sentidos, ora no toque fácil, consequência do autentico “carnaval” fora de época que se vive atualmente nas ruas do Porto, ora pela audição do linguajar indecifrável de tanta gente do mundo, o segundo foi-se fazendo…

SBCosmopolita-090

Em suma, o Sábado Diferente deste dia 14 de outubro conciliou aquilo em que acreditamos: seis professores, oito alunos esforçados, encarregados de educação felizes, e uma profunda absorção cultural ao caminhar, ao deitar na relva, ao parar para fotografar. Muito simples e rico! Ah! E por termos gostado, redobramos a aposta que contará com mais uma edição similar, em breve, para aqueles que não puderam participar nesta. 

Deixa um comentário