Maio de grande amplitude.

terça-feira, 4 de junho de 2013 · Temas: , ,

O mês de maio apresentou uma média de temperaturas na casa dos 15,5ºC, ocorrendo o valor máximo no dia 13, com a temperatura de 34,7ºC, e o valor mínimo no dia 20, com 3ºC. Foi, deste modo, um mês de grandes amplitudes térmicas, diárias e mensal. A título de exemplo, refira-se o dia 13 de maio, com uma amplitude térmica diária de cerca de 11ºC, e a diferença entre a temperatura mais fria e a mais quente do mês, separadas apenas por 7 dias, que correspondeu a cerca de 31,7ºC.

Tempemaio2013

 

Médiasmaio2013

A maior rajada de vento foi sentida no dia 29 pelas 16.31 horas, tendo atingido o valor de 39,6 km/h com uma direção de ONO.

Refira-se que a direção predominante do vento foi de ONO. Esta direção do contribuiu para a média de temperatura baixa, verificadas ao longo do mês.

Quadranteventomaio2013

Velocidademédiaventomaio2013

A precipitação total do mês de maio correspondeu a 74,9 mm, sendo que os dias mais chuvosos ocorreram entre os 15 e 19, concentrando cerca de 60% da precipitação mensal.

Precipmaio2013

4 respostas a: “Maio de grande amplitude.”

  1. Maio é realmente um mês de extremos.

    ResponderEliminar
  2. Maio teve sem dúvida alguma temperaturas baixas em alguns dias ,mas em outros teve temperaturas de pleno Verão .

    ResponderEliminar
  3. «Em Maio, comem-se cerejas ao borralho», «Maio frio, Junho quente, bom pão, vinho valente» ou, até mesmo, «Maio jardineiro, enche o celeiro»! ;)


    ResponderEliminar
  4. De facto Maio foi realmente um mês de extremos, mas não vai de acordo ao tão falado Verão mais frio de há 200 anos, talvez tudo não passe de uma clara estratégia do site francês para se autopromover e ser promovido por meios de comunicação social, visto que em Maio houve dias de muito calor. Oh stor adorei «Maio frio, Junho quente, bom pão, vinho valente» está mesmo TOP*

    ResponderEliminar