Nasceu o Troviscos!

quinta-feira, 14 de julho de 2011 · Temas:

Chegou o Troviscos, o sítio dedicado à Meteorologia na Escola Secundária da Lixa. Muito do seu conteúdo deve-se à instalação de uma Estação Meteorológica na nossa escola que, para facilitar, vai passar a chamar-se assim: EMESL. Ainda pensamos em chamar-lhe giroflé mas ficamos pelo nome mais sóbrio.

Troviscos

Como sabes, a EMESL fornece-nos diariamente, e quase em tempo real, a temperatura, o grau de humidade, a direcção do vento e a sua intensidade, a pressão atmosférica e a quantidade de chuva caída (arre!) nos céus da escola e o Troviscos, o Geopalavras e o Web da Escola passarão (adoro esta palavra…) a mostrar estes valores continuamente através de um sticker do Weatherunderground que também poderás colocar no teu Blogue ou mesmo no Facebook!

É portanto muita e interessante a informação que o Troviscos vai passar a fornecer sobre o clima da nossa região e não só... São dados que não existem mais lado nenhum, nem mesmo se usares um daqueles galos de Barcelos que muda de cor conforme a humidade relativa – não serve! Lá para o fim de cada período faremos uns balanços giros dos dados obtidos, e divulgaremos, por exemplo, a temperatura média, o dia mais quente / frio até então, a mais forte rajada de vento e a sua predominância ou mesmo, o dia mais chuvoso do 1º período de aulas (que normalmente coincide com o da afixação das notas), etc…

Deixa um comentário