Breve caracterização geográfica de Portugal.

domingo, 6 de fevereiro de 2011 · Temas:

Portugal é um pequeno país europeu. As fronteiras da sua parte continental, são basicamente delimitadas por montanhas e rios. O interior é, de uma maneira geral, montanhoso e o litoral constituído por planícies largamente cultivadas. O ponto mais alto do território português é a montanha do Pico, situada na ilha açoriana com o mesmo nome, alcançando mais de 2000 metros de altura. Portugal é também atravessado por três grandes rios peninsulares (de Norte para Sul, o Douro, o Tejo e o Guadiana) que nascem em Espanha e têm a sua foz no litoral português.

Vale do Rio Gerês, Sábado Diferente - Maio de 2010.

O clima de Portugal é Temperado Mediterrânico. Este clima caracteriza-se por possuir temperaturas elevadas no Verão e relativamente amenas no Inverno. No Verão quase não há precipitação sendo que no Inverno ela ocorre com relativa abundância, sobretudo no Norte de Portugal Continental. De facto, na região Noroeste, o clima tem uma maior influência marítima, sendo mais temperado e mais húmido, com temperaturas médias mais baixas. A precipitação em forma de neve ocorre apenas nas terras altas, com predominância nos meses de Janeiro e Fevereiro nas regiões da Beira Alta e Trás-os-Montes. A precipitação média anual ronda os 1000 mm, sendo que pode atingir os 3000 mm na região do Gerês, no Minho, e um mínimo de 300 mm na região de Barrancos (Alentejo). Ao contrário do que se possa pensar, o clima português é considerado Temperado Mediterrânico em todo o Portugal continental e ilhas. A única excepção é o Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores que é Temperado Marítimo, por não ter estação seca.

- Carolina Pinto, 10ºE.

2 respostas a: “Breve caracterização geográfica de Portugal.”

  1. Portugal é realmente um país pequenino, mas é igualmente encantador, com extraordinárias paisagens e muitas coisas inovadoras

    ResponderEliminar
  2. Olha eu Ali :D
    Não me importava de voltar ao Gerês com as mesmas pessoas!
    Saudades*

    ResponderEliminar