La Tomatina.

sexta-feira, 18 de junho de 2010 · Temas: ,

Desde o ano de 1944 que na última quarta-feira do mês de Agosto, se celebra a famosa guerra de tomates - La Tomatina - na Cidade de Buñol, perto de Valência (Espanha). A história não conta ao certo a origem de tradição. Embora havendo várias versões, o site oficial conta que um grupo de jovens, como intuito de estragar as festas da cidade, começou a provocar alguns desacatos que levaram a que alguém pegasse num tomate como munição, num gesto que rapidamente foi imitado pelos presentes... Fez-se assim história na Cidade de Buñol, nascendo uma das tradições mais famosas de Espanha e com grande influência no mundo.



Todavia, esta tradição não teve um percurso linear. Passou por momentos difíceis e, no princípio dos anos 50, foi mesmo proibida pelo Ayuntamiento de Buñol. Esta proibição durou até 1957, ano no qual a manifestação popular foi consagrada de forma oficial e totalmente patrocinada pelo Ayuntamiento.

Com o passar do tempo, La Tomatina vai adquirindo cada vez mais importância e popularidade, não só em Espanha mas também no resto do mundo, onde é possível ver algumas réplicas desta manifestação, como é o caso da Colômbia e da China.

Apesar de esta guerra ter surgido espontaneamente, contemporaneamente existem regras para que esta se realize da melhor maneira possível e na sua verdadeira essência. É uma tradição única, sendo necessárias 100 toneladas de tomates para a sua concretização e conta com uma assistência superior as 40 mil pessoas. La Tomatina é uma das festividades mais populares do mundo tendo sido galardoada com alguns prémios turísticos. Ao contrário do que muitos pensam, esta tradição oferece muito mais que a simples guerra de tomates: na semana anterior, e no próprio dia, são feitos diversos concertos, manifestações culturais e actividades para os participantes.

- Rita Pereira, 12ºE.

Uma resposta a: “La Tomatina.”

  1. Uma saladinha com esses tomates, que ricos :)
    Está muito bom.
    Viva a Tomatina! :)

    ResponderEliminar