Levantamento funcional da Cidade da Lixa.

domingo, 2 de fevereiro de 2020


Fugimos ao manual, sem o esquecer, e promovemos uma das mais clássicas abordagens de Geografia Humana com os nossos alunos de Geografia A: o levantamento funcional da cidade da Lixa. E se a abordagem ao mesmo podia ser ensinada em pouco mais de uma aula, num plano abstrato, nada se equipara à significância dos mesmo quando aplicado a um caso concreto. A envolvência e compreensão direta com espaço, o sentido de pertença, e uma série enorme de reforços positivos, a começar pelo sentido de construção de algo inédito e de útil análise, transforma o entediante no interessante.



Ora, foi isso que conquistamos, com orgulho, aos nossos alunos de Geografia A. Agruparam-se em pequenos conjuntos, trabalharam numa vertente online com recurso ao Google Earth, e concretizaram, cada um levantamento funcional de um espaço pré-definido, que engloba a Cidade da Lixa e arredores. O resultado, cada mapa, fez-se acompanhar de uma notícia explicativa, onde à descrição da análise se encaixa o método tido no trabalho. 

Com os resultados, mapas e análises, faremos uma pequena exposição na receção da ESL, que de certo, e para os leigos, não deixará de surpreender. A par, pediremos um pequeno comentário sobre a mesma, num pequeno caderno de comentários.

Deixa um comentário