O fim do 9ºano e as opções da Secundária da Lixa.

domingo, 12 de março de 2017 · Temas: ,

Pois é, falta muito pouco para a maior parte de vocês acabarem 3º ciclo de escolaridade e integrarem o ensino secundário. A Escola Secundária da Lixa, a nossa escola, no momento, oferece-te uma série de opções e condições de excelência, para nela seguires os teus estudos. Mas, melhor do que ninguém, vamos falar com Bruna, que gosta muito de falar, o Xavier, que percebe do ensino científico-humanístico e também do ensino profissional, e o Mefistófeles, o gato…

BrXaMe 1

No próximo ano letivo, a ESL oferece duas vias para seguires o ensino secundário: os cursos científico-humanísticos ou o ensino profissional. Sobre a primeira, vejamos o que o Xavier nos tem a dizer…BrXaMe 2

Estes cursos destinam-se a ti, sobretudo,  se tencionas prosseguir estudos de nível superior. Ah! Conta com exames no final do 11º ano, às duas disciplinas específicas de opção, dependendo do curso escolhido (Geografia, MAC`s, Ciências da Natureza, Economia, etc). No final do 12º ano também terás exames nacionais: um a uma disciplina específica trianual (História, Matemática, etc.) e a Português, que é uma disciplina trianual comum a todos os cursos, e por isso da formação geral e não específica do curso.BrXaMe 3

Quanto ao ensino secundário profissional, a Escola Secundária da Lixa ainda não pode dizer quais os cursos que vão abrir para o próximo ano letivo (disso daremos novidades, aqui no Geopalavras, mal elas surjam). Esta decisão não depende apenas dos vários órgãos da escola. Contudo, e por aquilo que a Bruna já apurou…

BrXaMe 4Ou seja, se neste ano letivo abriram cursos como: Prótese, Psicossocial, Eletrónica, Desporto e Comércio, para o próximo ano letivo poderá ser a vez de abrir Turismo, Multimédia ou até Informática! Mas, serão este cursos uma boa opção para ti? Quanto a isso, vejamos o que o Mefistófeles nos tem a dizer…

BrXaMe 5

Ora, estes cursos funcionam por módulos. Isto é, não tens uma avaliação quantitativa, e em pauta, necessariamente coincidente com o final de cada período de aulas. Há disciplinas com 3 módulos, outras com 12, etc., tudo depende do número de horas letivas que lhe estejam atribuídas.

Mais, terás de cumprir 600 horas de estágio profissional, ao qual serás avaliado com uma nota que, juntando à média dos módulos realizados por disciplina, mais a nota de uma Prova de Aptidão Profissional, vulgo PAP, contribuirão para a tua nota final.

Depois de concluído um curso profissional, também poderás seguir estudos de ensino superior. Contudo, o peso dos exames será muito maior. Há também a opção muito interessante de seguires um Curso de Especialização Tecnológica (CET), que duram cerca de 1 ano, sendo que para os quais não necessitas de realizar os exames nacionais. Mas, lê o que o Xavier sabe sobre o assunto…  BrXaMe 6

Portanto, como podes ver, há um mundo de opções para prosseguires com os teus estudos. O que importa é seguir e nunca, nunca desistir. Informa-te perante pessoas que te inspirem confiança, sê determinado, não te deixes manipular, e procura realizar os teus sonhos dentro de um certo realismo. Quem é esforçado, criativo e lutador, seja lá qual a seja sua área de formação, vence sempre! Por isso, vai em frente! 


Fontes: AELIXA.PT // DGE // DGE – Profissionais // ANQEP – Profissionais // IEFP - CET

Deixa um comentário