Taumatawhakatangihangakoauauotamateapokaiwhenuakitanatahu!

domingo, 12 de fevereiro de 2012 · Temas: ,

O nome desta colina de 305 metros de altura, próxima de Porangahau na região meridional da Baía de Hawke, Nova Zelândia, realça uma das grandes potencialidades na internet, a descoberta! Por aqui ou por acolá, derivando ao sabor do que aparece, é frequente encontrarmos coisas que até nem servem para grande coisa, mas que são curiosas, são!

Ora, o nome desta colina é tido como um dos maiores do mundo, pelo menos na língua inglesa (e talvez mesmo em português), e significa, segundo o sítio LinguisticFun, o local onde Tamatea, um homem de grandes joelhos, tocou flauta para a sua amada (nada mais romântico e é quase certo que a amada possuía uns grandes cotovelos…).

Nova Zelândia

Contudo, não se pense que este nome é o campeão do tamanho… nem pensar! Se não acreditam, vejam lá o seguinte:

Krungthepmahanakonbowornratanakosinmahintarayudyayamahadiloponoparatanarajthaniburiromudomrajniwesmahasatarnamornpimarnavatarsatitsakattiyavisanukamphrasit.

Conseguiram pronunciar a palavra sem parar para respirar umas 10 vezes? Duvido! Fiquem a saber que este é o modo como se pronuncia Baguecoque, capital da Tailândia, em tailandês, e é considerado pelo Guinness Book of Records, como o maior nome do mundo. Perante isto, eu nem  me atrevo a perguntar, por exemplo, como é que se pronuncia otorrinolaringologista ou constitucionalmente em tailandês… Assim, a avaliar pelo tamanho das palavras, o povo deste país deve gastar fortunas ao telemóvel para dizer coisas simples como: vou chegar atrasado ou vou comprar pão! Imaginem mesmo uma aula de Geografia em tailandês, deve durar horas…

Deixa um comentário