Dia Internacional da Juventude!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010 · Temas: ,

Ser jovem, nos dias que correm, é mais fácil! Há facilidades a vários níveis, uma dose superior de liberdade e um acesso à informação sem precedentes. Estas benesses inserem-nos na sociedade de um modo mais confortável mas também apelam, cada vez mais cedo, à consciência nos nossos actos e uma exigência maior perante a sociedade.

Descobri recentemente que existe, no dia 12 de Agosto, o nosso dia, ou seja, o Dia da Juventude. Neste dia, teremos acesso a um conjunto de bens e serviços culturais, de lazer e de recreio, tais como: transportes, piscinas, ginásios, cinemas, monumentos, museus, espectáculos, outros eventos e locais da responsabilidade de diversas entidades culturais, sociais e turísticas. É verdade, não estou a brincar (não sabia da existência de todas as actividades gratuitas)!

Woodstock Festival - Bethel, Nova Iorque - 1969.
Efectivamente, pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Português da Juventude, com o apoio de outras entidades, irá criar condições para nos proporcionar um dia diferente. Assim, se tens entre 12 e 25 anos este dia é-te dedicado! As facilidades que nos vão ser proporcionadas são promovidas por entidades públicas da Administração Central, pelas autarquias e por entidades privadas. Vários distritos aceitaram o desafio, e o nosso distrito do Porto não é exepção. Mostro então, em PDF, as actividades para esse dia nos diversos concelhos e quem sabe poderá haver algum que te agrade.

Nota bem: para desfrutares destas facilidades, apenas necessitarás de apresentar o Bilhete de Identidade ou documento equivalente.

Segundo o Portal da Juventude:

• 1 - Esta comemoração surge na sequência da Resolução nº 54/120, e da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (realizada em Lisboa, em Agosto de 1998), que fixou o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude.

• 2 - A Assembleia-Geral das Nações Unidas, procurando promover o respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e pela solidariedade, pediu aos governos mundiais, sociedade civil, indivíduos e comunidades, para apoiar as actividades a nível local e internacional de modo a marcar o evento.

• 3 - Esta entidade aprovou, em 18 de Dezembro de 2009, uma resolução A/RES/64/134 que proclamou o ano, que se inicia no dia 12 de Agosto de 2010 e terminará a 12 de Agosto de 2011 como o Ano Internacional da Juventude sob o tema: “Diálogo e Compreensão Mútuos”, o que coincidirá com o 25º aniversário do primeiro Ano Internacional da Juventude em 1985 com o tema Participação, Desenvolvimento e Paz ".

Participa e colabora neste dia que te proporciona diversas actividades ao teu dispor. Se calhar nunca tinhas ouvido falar e agora tens a possibilidade de as desfrutar! Se tens oportunidade, não deixes passar!

O dia 12 de Agosto é para ti!

Deixa um comentário