Hold my hand!

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018 · Temas: , , ,

Aiiiiiiiiii! Não paramos de falar no amor! É terrível! Quase tanto como as nossas queridas pestes do oito D, que não se calavam na filmagem desta atividade proporcionada, mais uma vez, pela Professora Fátima C., que se está a tornar numa verdadeira especialista nestes assuntos de pinga-amor…

Aliás, numa entrevista recente, a professora quase confessou querer mudar de rumo profissional; quem sabe, optando por emissões de radiofónicas matinais, daquela em que se tem de dizer a “frase”, dando conselhos aos que padecem da chama ardente! Isto porque a clientela, apesar do enorme esforço, ainda soluça a falar inglês. Aiiiiiiiiiii!

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Breve história de uma torre.

domingo, 25 de fevereiro de 2018 · Temas: ,

Confessamos a nossa dificuldade técnica em conjugar as palavras certas sobre estes poucos segundos sobre a Torre de Pisa, apresentado pelo Pedro, de modo a não ferir suscetibilidades! É que conjugar um nome próprio, aproximadamente fálico, em qualquer tipo de frase, pode dar mau resultado. A título de exemplo, o título do presente artigo, é a nossa 4ª solução, isto depois de pérolas como: “A Pisa do Pedro”, “A Torre de Pisa, pela mão do Pedro” ou “A Torre de Pisa mostrada pelo Pedro”. Frases que não nos pareceram convenientes… Concordam?

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

I love canal da igreja!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018 · Temas: ,

Temos boas notícias: ainda há esperança na réstia de loucura humana (leia-se iniciativa atrelada à coragem de ousar, sem medos), tão necessária à vida, tal como o sal na comida. É verdade, abominamos comida insossa, daquela que aparenta todas as qualidades do mundo, mas que depois de um lauto jantar, desconsolou, porque não soube a nada…

Por isso, e quando podemos, até para despertar mentes muito toldadas por teias de aranha, algumas bem religiosas, carregamos no sal que diverte e permite sucessos internacionais como este; e temos orgulho naquilo que conseguimos “lá fora”, que pode servir para despertar cá dentro (nota: tentamos, mas não conseguimos escrever de uma forma não intrincada e sem figuras de estilo; paciência!). 

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Uma nota final de Itália e duas séries.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018 · Temas: ,

Refinamos a seleção das muitas fotografias (e clips não editados) que obtivemos em Itália, limamos redundâncias, insistimos nas fotografias de grupo e pormenores. As fotos de cariz pessoal serão enviadas sem marca-de-água, a pedido, ao visado, por email. Trata-se de uma medida que ponderamos, até porque a essência internacional do Projeto Erasmus não assenta em individualismos.

Contudo… abusamos duma “coisinha”: a fantástica série «I love Canal da Igreja!» e a sequela, «´st@ Tutti Controlati!», que fizeram furor em terras toscanas, e cujo título foi parido num quarto de hotel, através do Google Tradutor; muito ao jeito de alguns trabalhos de Geografia, que infelizmente temos de avaliar. Fica a primeira. A segunda, segue em breve.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

A impressora do Professor Feliciano!

domingo, 28 de janeiro de 2018 · Temas: , ,

No início do ano, aterrou na escola uma impressora 3D, tirada dos “filmes” de fixação científica! Sim, escrevemos bem, é de fixação científica e mental que esta impressora, viajada às peças da China, trata. Fixa nas mentes que é possível fazer bem mais do que o normal, “apenas” com algum esforço. E é esse o projeto do dono: imprimir peças ao vivo na biblioteca da ESL; uma espécie de uniões, que permitam interligar garrafas vazias de um refrigerante hipercalórico bem conhecido.

Ora, ao ritmo da toma do néctar, lá para a Páscoa já as haverá em suficiência, recolhidas ou depositadas numa cesta própria para o efeito (na biblioteca da ESL), para realizar uma escultura, literalmente plástica, para decorar a escola, que bem necessita…

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Coisas por contar…da Roménia.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018 · Temas: ,

Em novembro passado, da Roménia, trouxemos experiências para contar. Das mesmas, publicamos fotografias e relatos, ensinamentos e sensações. Mas, daquele país, trouxemos também muitas filmagens, que contribuem reforçar o que relatamos; para recordar e alentar os candidatos às próximas “experiências que pautam vidas”, em Itália, Hungria, França, Roménia (novamente), e quem sabe, Chipre. Ah! E sabemos muito bem que vai adorar rever tudo isto… adivinhem lá?

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Natal mais ou menos turístico…

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 · Temas: , ,

Ponderamos muito bem sobre a utilidade antropológica de desperdiçar tempo na edição videográfica desta suposta troca de presentes, muito fatela, realizada algures pelo Dez F. Contudo, e no máximo, serve para exemplificar tudo aquilo que não queremos, nunca, receber pelo natal! Muito menos aquelas hastes de rena ou aqueles óculos de massa! Cuidadinho! Arre…

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Tu cairás!

domingo, 17 de dezembro de 2017 · Temas: , ,

O toque profético do título deste artigo assenta perfeitamente, e por analogia, às notas que pretendemos atribuir em pauta, no final deste período. Por outras palavras, ou aprendes, mesmo devagar, mas com persistência e método, ou cairás!

Mas, há mais. No rinque da aprendizagem, quem não se submete à liça, perde tempo e oportunidade. Foi assim a patinar, e assim foi com a opinião sobre o desempenho a Geografia A, durante os últimos meses: ficamos sós, a olhar para o carrocel das notas. Paciência!

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

O chapéu da Roménia.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 · Temas: , ,

Trouxemos um chapéu da Roménia! Veio na mala, no avião, e teve a intenção de fazer lembrar… todos aqueles que o ousaram usar. É moda, é recordação, e também muito mais do isso; é, na verdade, aquilo que cada rosto decidir. O chapéu pode ser protetor, pode intimidar, esconder ou deslumbrar. O nosso é da Roménia, o resto, é conforme calhar…

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Equipa «Erasmus da Lixa».

segunda-feira, 30 de outubro de 2017 · Temas: , , ,

Estamos prestes a abalar para a Roménia, mais concretamente para a cidade de Oltenita, situada nas derradeiras margens do Danúbio, e a 50 quilómetros da capital, Bucareste. Ali, e há muito tempo, como é preceito nestes projetos, marcamos encontro com os nossos parceiros internacionais.

Na bagagem, e para além do Vinho do Porto e um bordado da Lixa, levamos uma foto de família e vídeo, assim para o “modernaço”, que nos apresenta enquanto escola e cidade, e que com um certo orgulho, porque muito abrangente e colaborativo, agora publicamos.

Mas, deixem-nos acrescentar dois pensamentos. O primeiro é para os alunos: este intercâmbio vai marcar, indelevelmente, os seus caminhos enquanto estudantes, mas sobretudo enquanto pessoas que se querem do mundo, das quais esperamos e desejamos um “muito qualitativo”. Que a experiência os marque e que com ela sonhem em fazer coisas; e que essas coisas sejam criativas e também marcantes.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Arte e muita sensibilidade!

segunda-feira, 23 de outubro de 2017 · Temas: , ,

A escola, as escolas, conta com muitas “formiguinhas” dos mais diversos tipos: obreiras e de eventos, ou mais encafuadas nos seus papeis, gabinetes, mas que também de extrema importância, determinante até, ao bom ao funcionamento da escola. Sobre estas últimas, falaremos num destes dias.

Hoje, a “formiguinha” é das primeiras, daquelas que fantasiam a escola com a magia da época. É do inglês, mas das artes. Trata-se da Professora Fátima Carneiro, cuja voz é a tão meiga como é o seu trato dos materiais aparentemente sem valor, mas que ganham vida por altura do Halloween, do Natal, da Páscoa, alimentando, afinal, a necessária perpetuação da memória cultural deste embrião de sociedade. A entrevista foi com ela, na Biblioteca da ESL.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Uma descoberta “pré-estórica”!

terça-feira, 8 de agosto de 2017 · Temas: , ,

Fizemos mais uma descoberta arqueológica! Data de 2012, um período “pré-estórico”, e consiste numa reportagem conduzida por umas famosas personagens do Geopalavras, sobre o torneio de basquetebol 3x3 de dezembro de 2012 (imaginem), realizado no pavilhão da ESL.

Honestamente, não é costume deixarmos material assim, de qualidade, por editar… por isso algo de anormal se terá passado na altura e talvez os intervenientes se lembrem melhor do que nós do motivo. Contudo, editamos os muitos vídeos, em jeito de hobby (como sempre), e demos-lhe a merecida luz do dia.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Países, países e países!

quarta-feira, 2 de agosto de 2017 · Temas: , , ,

Se estão a ver este vídeo (mais um…) sem assunto nenhum para os não intervenientes (o ex´s do G e B, que é o que temos...), é muito bom sinal! Ou seja, é sinal que o piloto automático do Open Live Writer, a melhor ferramenta de edição de blogues que por aí anda, funciona na perfeição (“yes”), e as publicações já editadas têm saído nas datas previstas.

Programamos esta publicação para o dia 2 de agosto, que sucede 1 de agosto, provavelmente ontem, e que, segundo o Quim B., é o melhor dia do ano… pensem lá porquê! Portanto, por esta altura, ou estamos na lavoura ou na praia e mesmo assim, à distância, fazemos chegar estas coisas às redes sociais, isto para quem ainda tiver pachorra para as mesmas. Mas, chega de conversa fiada; esfolem uns joelhos, trepem umas árvores e ganhem uns arranhões por nós!

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Certas músicas…

· Temas: , ,

Goste-se ou não, ache-se ou não piroso, ou de gosto duvidoso, a música é livre para escolher com quem ela dança e canta. E não há volta a dar. É a sensibilidade pessoal que manda nesta relação, e às vezes o estado de espírito, criando uma adoção feliz! Por isso, há certas músicas…

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Uma escola que canta!

terça-feira, 1 de agosto de 2017 · Temas: , ,

Uma escola que canta, é uma escola feliz! Ao longo dos anos, a “secundária” foi frequentada por muita gente de talento cantante. E não falamos apenas de alunos. Houve professores, e até funcionários, cuja voz encantou plateias e motivou uns quantos aos “passinhos” de dança. Assistimos a isto várias vezes, mas, no passado.

Atualmente, a escola, as escolas, parece demasiadamente ocupada, distraída, com assuntos muito mais importantes, e não há vagar para as coisas que encantam. Contudo, são estas coisas que conquistam alunos. Fica o recado.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Por volta de dezembro de dois mil e catorze.

quarta-feira, 26 de julho de 2017 · Temas: , ,

Esta amálgama de vídeos vai levar alguns à nostalgia ou, então, à consciência daquilo que: foram / são (riscar o que não interessa). É hábito nosso alimentar estas tradições, não só por aquilo que representam na nossa cultura, mas, sobretudo pela recordação do momento, que agora revisitamos. Foi um achado! Estes vídeos estavam misturados com as fotografias que publicamos por volta do Natal de 2014, e ali permaneceriam, inéditos e valiosos, caso não estivéssemos em arrumações...

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Material antigo e por arrumar.

quarta-feira, 19 de julho de 2017 · Temas: , ,

Num dos PC´s de casa, temos uma pasta que só com muita coragem abrimos. Chama-se: “Material antigo - por editar e arrumar”, e é uma verdadeira consumição! Em dias mais acinzentados, “virados para os arrumos”, lá ganhamos coragem, damos-lhe uma espreitadela, e o tempo desaparece…

Ora são fotografias por resolver, ora vídeos por editar, ou, até mesmo coisas antigas e já publicadas, mas que merecem ser revisitadas. Ora, foi uma dessas “coisas”, uma relíquia, que encontramos: o vídeo do campismo que realizamos com umas das nossas “DT”, há uns anos atrás, e deixou muitas saudades. Por isso mesmo, e até por umas certas conversas recentes, tidas no Geopalavras, resolvemos colocá-lo também, na Caixa de Recordações do Geopalavras.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Delírios em dois dias de verão.

quarta-feira, 12 de julho de 2017 · Temas: , ,

Descrever o inédito é sempre uma tarefa árdua. Não há pontos de referência, elos de comparação, que permitam qualificar o que se vê; por isso, e nestes casos, apela-se à sensação, aquela “coisa” que nos permite dizer: “que momento!”. A pintura das Escadas da Natureza, uma das várias tarefas do projeto Ninhos, foi um desses momentos, sem comparação, que perdurará durante muito tempo.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Eletrotecnia em movimento.

quarta-feira, 5 de julho de 2017 · Temas: , ,

O culminar das provas de aptidão profissional provoca sempre uma dupla sensação: de ansiedade e realização. A primeira, que domina a maioria dos alunos, surge pelo fim da caminhada escolar, pelo desconhecido e incertezas do “mundo lá fora”, mas, que afinal, também é um mundo de oportunidades.

A segunda sensação, a melhor, é tanto aplicável aos alunos como aos professores que os orientam. É a sensação de dever cumprido, num culminar de três anos de investimento e orgulho pessoal. Boa sorte a todos, “campeões”!


Nota: como não foi referido na reportagem, deixamos aqui o destaque do papel do Prof. Feliciano, como obreiro e orientador das provas de aptidão profissional do curso de eletrotecnia.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Rola a bola!

segunda-feira, 3 de julho de 2017 · Temas: , , ,

O disparate tomou conta das diminutas massas cinzentas das meninas do atual nove B, por alturas do final do passado ano letivo, quando resolveram passear, imagine-se, o mundo! Nada menos! Ora, da maneira que “ele” está, bem que necessita de um passeio à beira-mar e de descansar um pouco, mas sem grandes trambolhões e pinchos, como se pode ver neste inédito, mais ou menos editado.

Quanto às meninas, e apesar das arrelias, não deixam de ser umas queridas, mas padecem dos mesmos sintomas! Daqui a uns tempinhos, voltamo-nos a encontrar… Ai!

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This