Material escolar.

terça-feira, 21 de agosto de 2018 · Temas: , ,

Já falta menos de um mês para que as aulas tenham início no próximo dia 12 de setembro, mais coisa menos coisa… Por isso, informa-te e trata também de aviar o material escolar para enfrentares a nova temporada. Para além dos manuais, cadernos, borrachas verdes, lápis com a tabuada e pendrives com bonecos de olhos estranhos, não te esqueças investir o que puderes em um a dois blocos de “post-it”, para neles poderes realizares as tuas cábulas e safar-te nos testes. Importante!

Cábula

E por ser divertido o pronúncio do vocábulo, decidimos, inclusivamente, investigar um pouco sobre o mesmo: segundo o dicionário Priberam “online”, este substantivo ou adjetivo que é proveniente do catalão cábula, «tramoia; ardil», significa: estudante que não estuda nem frequenta assiduamente as aulas; que ou o que se esquiva a cumprir as suas obrigações ou deveres; que ou quem é ardiloso ou mentiroso…

Portanto, não sejas cábula para já… (aqui como adjetivo) e, se não fores à praia, toca a desenrascar os milagreiros blocos de folhas quadradas amarelas antes que esgotem, que te vão safar no ano letivo. Mexe-te!


Fontes: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2008-2013 [em linha], consultado em 21-08-2018 // Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha] Porto Editora, 2003-2018. consultado em 2018-08-21.

Deixa um comentário