Sobre o exame de Geografia A 2018.

sexta-feira, 22 de junho de 2018 · Temas: , ,

O exame nacional de Geografia A (1ª Fase) deste ano surgiu estruturado de uma forma diferente, 15 grupos onde alternaram questões de escolha múltipla e resposta de desenvolvimento curto, enfatizando a interpretação concreta das imagens e ou mapas apresentados, misturando os conteúdos dos dois anos letivos sobre os quais a prova versa. Concordamos, pois na verdade a Geografia é isso mesmo: uma mistura de saberes não estanques, aplicados ao seu objeto de estudo.

EX-GeoA719-F1-2018-V1_net_Página_01

Veja-se por exemplo o Grupo 4, onde o tema da rede hidrográfica está em foco, mas que não se centra apenas naquilo que é lecionado no 10º ano neste subtema. As perguntas 5, 6 e 7 provam-no, ao apelar às “funções das barragens” (gestão da água), “[…] culturas que são temporárias de regadio”, agricultura, e o desenvolvimento do Alentejo, usando “recursos endógenos”, tais como “minerais metálicos” ou “rochas ornamentais”.

Exame Geografia 2018 Versão A 1Fase - 1

O grupo 11 promove a feliz mistura da radiação solar com a agricultura, afinal, óbvia, num dos grupos que se deverá revelar de maior dificuldade no exame. O grupo 12, aborda uma questão altamente pertinente, a gentrificação das cidades de Lisboa e Porto, e o paralelo crescimento turístico. É um excelente tema de reflexão, porque atual e bastante propagado pela imprensa. Contudo, não o é nos manuais atuais e as escolas (alunos / docentes) situados geograficamente mais distantes desta realidade, podem não rebuscar o que está preconizado no programa oficial da disciplina. As visitas às baixas do Porto e ou Lisboa, neste sentido, são pródigas, mas não comuns e ou até possíveis.

Exame Geografia 2018 Versão A 1Fase - 2


Destacamos, por último, os grupos 2 e 15. No primeiro, é muito interessante as premissas que disponibilizam, de modo a proceder à correta interpretação da imagem sobre o Parque das Nações, onde se realizou a Expo98, que há bem pouco tempo comemorou 20 anos sobre a data da sua realização. A ilhas também foram contempladas, no grupo 15, parte-se da geografia básica ao raciocínio elaborado, misturando conceitos de geografia física, ambiente e economia.

Exame Geografia 2018 Versão A 1Fase - 3


Deixa um comentário