Ensinamos a perscrutar o movimento aparente do astro rei com modelos teóricos, na sala de aula, recorrendo a inúmeros exemplos e imagens. Está na hora de aplicar o conhecimento! A ideia, no âmbito da iniciativa Geografia na Rua, prevê calendarizar a sombra projetada pelo Bloco C, no recreio norte da Escola Secundária da Lixa.
Com um formato retangular, o quadrilátero coincide, quase em pleno, com um alinhamento norte – sul, divergindo, na sua orientação, cerca de 2 graus para oeste. Esta coincidência, vai ser aproveitada pelos alunos de Geografia A, ao quais será dada a missão de sinalizar diariamente, por volta do meio-dia solar, a linha de sombra. Nos dois solstícios e equinócios, projetamos uma sinalização mais perene, que será alvo de estudo estético e gráfico, com a “prata da casa” do AEL.
Se o projeto iniciar a sua velocidade de cruzeiro em breve, o equinócio de março será a primeira linha de sombra a ser “traçada”, e com ela daremos início à sinalização diária do Projeto: Calendário Solar.