Não nos acusem de nada, ajam!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018 · Temas:

Depois das últimas experiências, mudamos a nossa abordagem ao programa Eramus+ do Agrupamento de Escolas da Lixa. Resolvemos alargar as candidaturas à participação nas viagens internacionais (Hungria, França e Roménia), a todos os alunos do 10º ano de escolaridade: ensino regular e profissional.

Esta candidatura pressupõe que o aluno cumpra determinados critérios, referidos no seguinte boletim, dos quais destacamos a possibilidade de acolher um par estrangeiro em casa, durante uma semana, em maio do próximo ano, quando as equipas internacionais nos visitarem. Havendo muitos candidatos, daremos prioridade aos que não tenham usufruído diretamente das viagens.

Deixamos assim de elitizar o programa Eramus+ a uma turma de Humanidades, com bons valores, é certo, mas que (e isto segue a título pessoal): tem pela frente uma viagem de 5 dias; foi-lhe proporcionada dois Sábados Diferentes; é (foi) estimulada até com a sugestão de ideias, apelos à criatividade, realização de vídeos, fotos, sugestões de atividades de angariação financeira, entre outras, fora do comum que, na maior parte dos casos, nos deixaram a falar a sós…

Surpreende-nos e vais connosco

Por isso, porque não valorizar outros alunos que reconhecemos como candidatos? Alguns, inclusivamente, acompanharam os professores da Equipa Erasmus+ durante todo o ensino básico, e sempre lhes reconhecemos muita capacidade criativa e de iniciativa, um superior domínio da língua inglesa e excelentes resultados académicos. Por isso, e por muito mais: não nos acusem de nada, ajam!

Inscrição.

O aluno interessado deve proceder ao preenchimento de todos os campos de um boletim de inscrição (disponível junto da receção da ESL). Após o seu preenchimento, o boletim deverá ser entregue na receção, junto da D. Josélia / D. Alzira (e assinada uma lista de entrega), até ao próximo dia 28, pelas 17h.

Naquele local, podem ser pedidos exemplares extra do boletim de inscrição que, quando entregues, devem estar assinados pelos respetivos Encarregados de Educação.

Critérios de seleção.

Os campos: “Descreve as tuas motivações a esta candidatura” e “Descreve o teu nível de inglês”, constantes do boletim de inscrição, constituem-se em dois de um total de três fatores de classificação.

O terceiro fator de classificação consiste numa apresentação que terás de realizar perante um júri de professores, no Pequeno Auditório da ESL, no próximo dia 1 de março, numa de duas sessões: 17.15h e 20.15h (verifica na quinta-feira a lista de ordem de apresentações). As apresentações devem ter uma duração máxima de 5 minutos e o tema é o seguinte: “Surpreende-nos e vais connosco à Hungria!”.

Critérios Seleção Erasmus - Hungria ESL 2018

Este último critério apela à criatividade e ação, com reconhecimento e humildade à mistura. Precisamente os valores que (e mais uma vez a título pessoal), entendemos deficitários na seleção anterior. Mãos ao mundo!

Deixa um comentário