Itália#1: um dia na Lombardia.

domingo, 11 de fevereiro de 2018 · Temas: ,

Se há país europeu com cultura esculpida nas rochas gastas, no mais absoluto pormenor paisagístico, no linguajar gesticulado das pessoas, esse é Itália! E esta identidade, parece correr o país de norte a sul, mesmo longe da capital,  tal como pudemos vivenciar em Milão, onde começamos.

Itália1-021

Não é uma cidade fácil. Longe disso. Enorme, e com demasiadas linhas retas, mas estranhas, ao alto, criou-nos uma sensação de um corpo sobredimensionado, onde faltavam pessoas, que quase não vislumbramos. As poucas, talvez por ser domingo, talvez pelo frio, torneavam a faraónica Stazione Centrale, uma obra feia e feita por um ditador que,  assim, impunha um regime.


Neste momento, estamos a editar este artigo num comboio que nos leva ao sul, à Toscana e a Pisa. Temos o Mediterrâneo a oeste, e restos de neve nos altos acantilados, a leste. Vamos na excelente companhia de outras aventuras, mas levamos também outra, que é, afinal, o motivo central deste Erasmus. Pela janela vemos frio, neve, e o entardecer. Estamos cansados, restam ainda umas horas de comboio, as fotos, e necessitamos descanso. A jornada vai longa, e amanhã voltamos a relatar.

Deixa um comentário