Adeus, minha linda!

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018 · Temas: ,

É o canto do cisne da Estação Meteorológica da Escola Secundária da Lixa! Foram 7 anos a coligir dados, tratá-los com carinho e transformá-los em algo útil, pedagógico, fruto de dezenas de publicações no Geopalavras, e sobretudo numa região onde não vislumbramos nada semelhante: registos de temperatura e precipitação, a par de previsões de estado de tempo, geograficamente específicas.

Rita e Adriana e a MeteoESL

Mas, estamos fartos do improviso: do tupperware desembolsado de 6 em 6 meses; das pilhas “do chinês”; do técnico da página do AEL, que marca hora, mas não aparece; do desconhecimento da Direção sobre estas “coisas” que vão alimentado o pulsar de uma escola (alguns nem saberão do que estamos a falar; outros, quando se lembram, lá procuram saber porque que é que os registos de precipitação deixaram de acontecer…).

 

Há mais de 3 anos que, ciclicamente e com muita fé, apresentamos um projeto de maior envergadura na Direção, denominado: “O Sol e a Chuva na sala de aula”. É constituinte do PAA do AEL, e prevê envolver alunos do ensino Secundário, com os nossos “pequenitos” do Básico, nas respetivas salas de aula / escolas primárias.

MeteoESL instalada durante a construção da ESL

Nestas, instalar-se-iam 4 novas estações meteorológicas, com as quais os respetivos professores, em conjunto com os alunos da ESL, poderiam acionar alavancas pedagógicas, que engrenassem o contacto com instrumentação científica, num quadro de sensibilização, urgente, sobre a temática do clima. Por outro lado, com a rede de estações, seria possível mergulhar num manancial de dados climatológicos inédito que, a este nível, se tornaria referência nacional.

Previsão do Estdo de Tempo da Meteo ESL (Lixa) - 17 a 26 de janeiro 2018

Mas o projeto, nas suas versões anuais, e aprovado várias vezes, reside no limbo! E nós, estamos fartos de comprar tupperwares. Fica, assim, o seu último ato: a previsão do estado de tempo para os próximos dias: sol e chuva! Irónico…

Uma resposta a: “Adeus, minha linda!”

  1. Amanhã levo-te um tupperwar! Mas eu sempre te avisei que os problemas não estavam nos tupperwares, estavam nas vontades (ou falta delas)!

    ResponderEliminar