O desejado mapa do nosso Erasmus!

quarta-feira, 18 de outubro de 2017 · Temas: , ,

Antes das clicares nas figurinhas, lê lá com atenção: Erasmo de Roterdão foi um estudioso holandês que, há cerca de 500 anos, viajou a pé, a cavalo, e provavelmente até de burro, por toda a Europa, inclusivamente Portugal!

Mapa - nova versão

Adquiriu muita experiência, estabeleceu e absorveu cultura e, já próximo do final da sua vida, escreveu aquela que se tornou na sua obra mais marcante, um livro! Chama-se «O Elogio da Loucura», e trata-se de um ensaio onde a loucura «aprecia a auto-depreciação, e passa então a uma apreciação satírica (um gozo disfarçado) dos abusos supersticiosos da doutrina católica e das práticas corruptas da Igreja Católica Romana». Muito salgado para a época, ?!

Bom, mas vamos ao que interessa, ou melhor, ao que TE interessa! Capiche? (como te compreendemos…). Como sabes, o nosso agrupamento está integrado num projeto vencedor e multinacional, cujo tema é: your rights are my rights – fighting discrimination and promoting equality.

A seu propósito, vamos ser acolhidos nos países e cidades descritos no mapa acima publicado, sendo que em 2019, pela primavera, vai-nos tocar a nós, acolher os nossos parceiros europeus, na nossa escola(s) e casa. Será uma semana de hospitalidade e integração, basicamente falada em inglês…, onde os alunos romenos, húngaros, franceses, cipriotas e italianos, terão tutores: tu mesmo!

Assim, prepara-te, pois durante uma semana de visitas ao património da nossa região, várias idas ao Porto, e de atividades plásticas e culturais, tu vais-te transformar numa verdadeira ama-seca! Vais alimentar o teu amiguinho estrangeiro, proporcionar-lhe um banho quente, contar-lhe uma “historinha de adormecer”, etc. Sabemos que terás jeitinho e tempo para a coisa, isto até porque vamos negociar com Direção, uma semana de aulas mais “levezinha”, e onde todos os professores do Conselho de Turma se envolvam.

Por último. Sabemos que quando pensas nos critérios de seleção que os professores responsáveis estão elaborar para poder definir quais os alunos que vão viajar, te torces e retorces. Sobre eles, apenas podemos levantar um pouco o véu: serão vários, hierarquizados e com pesos variáveis. Podem muito bem passar por uma avaliação (até entrevista) sobre atitudes, demonstração de valores e poder de iniciativa.

Uma coisa é certa, a sua definição está para breve, será negociada, em parte, com os alunos visados (a turma), e publicados, de forma totalmente transparente, na página de internet do Agrupamento. Fica atento.


Nota: efetuada uma alteração do grafismo do mapa, a 24 de outubro de 2017.

Deixa um comentário