A inexpressiva precipitação do mês de setembro.

terça-feira, 3 de outubro de 2017 · Temas: ,

É facto para o qual não estamos sós a constatar, com factos: a escassez de chuva que o nosso país atravessa há meses. Setembro é, por norma, um mês termicamente de verão. As temperaturas quentes prolongam-se “normalmente” até quase ao fim do mês, e são intervaladas por dias de chuva, trazida pela primeira aparição dos sistemas frontais, em muitos meses de ausência.

Temperatura e precipitação de setembro de 2017

Ora, não foi isso que ocorreu no mês de setembro deste ano, e segundo os dados recolhidos (e trabalhados) pela estação meteorológica da Escola Secundária da Lixa. Na verdade, e a par das temperaturas máximas elevadas, e mínimas já com tom de outono, a chuva ocorreu escassíssima, em apenas 4 dias, num total mensal de 4,3 mm.

Direção predominante do vento em setembro de 2017 - MeteoESL

Apuramos também a predominância do vento, que obteve uma velocidade média 5 kms por hora, e uma direção predominante do quadrante NW / WNW.

Em suma, setembro foi um mês anormalmente seco, não obstante as temperaturas registadas corresponderem, analogamente, às registadas por esta estação meteorológica, em anos transatos.

Deixa um comentário