A inexpressiva precipitação do mês de setembro.

terça-feira, 3 de outubro de 2017 · Temas: ,

É facto para o qual não estamos sós a constatar, com factos: a escassez de chuva que o nosso país atravessa há meses. Setembro é, por norma, um mês termicamente de verão. As temperaturas quentes prolongam-se “normalmente” até quase ao fim do mês, e são intervaladas por dias de chuva, trazida pela primeira aparição dos sistemas frontais, em muitos meses de ausência.

Temperatura e precipitação de setembro de 2017

Ora, não foi isso que ocorreu no mês de setembro deste ano, e segundo os dados recolhidos (e trabalhados) pela estação meteorológica da Escola Secundária da Lixa. Na verdade, e a par das temperaturas máximas elevadas, e mínimas já com tom de outono, a chuva ocorreu escassíssima, em apenas 4 dias, num total mensal de 4,3 mm.

Direção predominante do vento em setembro de 2017 - MeteoESL

Apuramos também a predominância do vento, que obteve uma velocidade média 5 kms por hora, e uma direção predominante do quadrante NW / WNW.

Em suma, setembro foi um mês anormalmente seco, não obstante as temperaturas registadas corresponderem, analogamente, às registadas por esta estação meteorológica, em anos transatos.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Deixa um comentário