Acabou o namoro de verão. Volte o de sempre!

terça-feira, 29 de agosto de 2017 · Temas: , ,

Nãããããããããããããã! Definitivamente, não! Se o adágio diz que uma imagem equivale a 1000 palavras, não foi bem isso que sentimos no Instagram. Sentimos sim, imagens sem palavras, sem conteúdo, muitas, demasiadas, que transpiram uma coisa: inércia na escrita. Não é para nós.

Coisas soltas#026

Por isso, acabou-se o namoro de verão e vamos voltar à origem, aquela que realmente gostamos: o Geopalavras. Nele, vamos apostar todas a conchinhas que descobrimos na praia. Continuamos com o “face” associado, e apenas como veículo daquele, voltando assim, e em força, à geografia, à meteorologia, às atividades e iniciativas, aos sábados diferentes e aos vídeos.

Inclusivamente, temos uma ideia forte, e definida, para este próximo ano letivo. Sim, porque funcionamos por anos letivos! É o seguinte: “A Geografia está na rua para ti!”. Com ela, e sem detalhar, vamos aproveitar o programa Erasmus, apostar no vídeo (e, esperemos, na TV da ESL) criando iniciativas comuns a turmas de cursos e anos letivos diferentes.

A Geo na rua

Com isto, pretendemos conquistar uma visão menos académica da Geografia, disciplina também sujeita a exame nacional… mostrando aquilo em que ela nos pode ser útil no quotidiano: a sensibilidade ambiental e urbanística, o clima, a orientação, organização de eventos de cariz turístico, educação e sensibilização de alunos do ensino primário, utilização e potencialização de fóruns e discussão de ideias ao nível teórico (Classroom) e a sua aplicação na prática (estações meteorológicas nas EB´s).

Mais, o Projeto Ninhos vai continuar a sua atividade, ora dando continuidade às iniciativas do ano passado, ora criando muitas outras. E, para já, ideias não faltam: desde a instalação de estações meteorológicas em escolas básicas do Agrupamento, até ao plantio de girassóis na ESL e EBLC, passando por uma série de saídas de campo, com reportagens à mistura, é muito aquilo que se prevê.

Deixa um comentário