Sábado Diferente: Ninhos no Parque Biológico!

terça-feira, 28 de março de 2017 · Temas:

Este Sábado Diferente é um clássico e é temático. Vai de encontro às preocupações do Projeto Ninhos e, por isso, pretende visitar o melhor parque biológico do Grande Porto, o Parque Biológico de Gaia. Trata-se de um excelente exemplo da pedagogia que se pode fazer com espécies nacionais, autóctones, cujo cativeiro está integrado numa antiga quinta rural, junto à margem do Rio Febros, um dos derradeiros afluentes do Douro.

Assim, e com o jeitinho próprio de quem tem sensibilidade para estas coisas, vais poder observar e tirar selfies (ou ao contrário) com “montes de bicharada”, de nomes super engraçados: gamos, texugos, toirões, gansos-patola, pernilongos, gaios, pêgas-rabudas, corvos, cágados-mediterrânicos e até, vê lá bem, cágados-de-carapaça-estriada! Um sucesso garantido!

Mas se achastes estes nomes hilariantes, nem imaginas os nomes de destino dos autocarros que partem do Parque das Camélias (Batalha, no Porto), e nos podem (vão) transportar até à porta do parque:  Avintes, Lever, Canedo, Mosteiro, Alheira, Espinhaço, e coisas assim parecidas, uma comédia! Já agora, qual é o gentílico de um habitante de Alheira? Uhmmmm??!!

Ninhos no Parque Biológico

Ora, a nossa voltinha, muito económica, deverá realizar-se no próximo dia 11 de abril, uma terça-feira, já em plenas férias de Páscoa. Se as inscrições se avolumarem, podemos até ponderar mais uma data. O esquema é semelhante a um Sábado Diferente passado, realizado com uns senhores doutores. Vê lá!

Assim, o programa das “festas” é o seguinte:

  • Das 9.10h - 11h: encontro na estação de Caide pelas 9.10h – comboio de destino a Porto-S.Bento das 9.58h (a ida e volta tem um custo de 5,7 euros mais o cartão CP: 0,5 cêntimos);
  • Das 11h - 12.30h: périplo pela Baixa do Porto e almoço num “tasco” (custo de cerca de 5 euros, com a hipótese de levar “farnel” e almoçar num espaço verde);
  • Das 14h - 15h: viagem de autocarro até ao Parque Biológico;
  • Das 15.30h - 17h: percurso no Parque Biológico e Biorama (custo de entrada 1 euro);
  • Das 17.30H - 20h: percurso pedestre, com Geocaching, desde o Parque Biológico até S. Bento, por caminhos rurais e à beira-rio, no passadiço do Areinho (ver mapa);
  • Das 20.30h – 21.23h: viagem de regresso até Caide.

 

Como é hábito, estas edições particulares obedecem a algumas regras:

1. Deverás inscrever-te na seguinte lista de inscrições;

2. Deves imprimir e entregar a seguinte autorização (até dia 4 de abril), que possui todas as indispensáveis informações logísticas para os Encarregados de Educação abalizarem a tua presença neste Sábado Diferente do próximo dia 11 de abril.

3. Os Encarregados de Educação de todos os alunos estreantes nas "saídas" dos Sábados Diferentes, devem falar com o Professor organizador pessoalmente (na estação ou escola) ou através de contacto telefónico, a combinar com o aluno. Sem esta condição, o aluno não poderá participar. Trata-se de uma questão de confiança.

Nota: o percurso pedestre decorre num misto de urbano / campo (Avintes), onde faremos várias paragens para descanso, lanche e Geocaching. Não percorreremos a N222, faremos um desvio interior. A partir da Alameda do Areinho, o percurso decorre à beira-rio, num novo passadiço instalado pela CMVNG, que se prolonga até ao tabuleiro inferior da Ponte de D. Luís, perto da Estação de S. Bento.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Deixa um comentário