Sábado Diferente: Ninhos no Parque Biológico!

terça-feira, 28 de março de 2017 · Temas:

Este Sábado Diferente é um clássico e é temático. Vai de encontro às preocupações do Projeto Ninhos e, por isso, pretende visitar o melhor parque biológico do Grande Porto, o Parque Biológico de Gaia. Trata-se de um excelente exemplo da pedagogia que se pode fazer com espécies nacionais, autóctones, cujo cativeiro está integrado numa antiga quinta rural, junto à margem do Rio Febros, um dos derradeiros afluentes do Douro.

Assim, e com o jeitinho próprio de quem tem sensibilidade para estas coisas, vais poder observar e tirar selfies (ou ao contrário) com “montes de bicharada”, de nomes super engraçados: gamos, texugos, toirões, gansos-patola, pernilongos, gaios, pêgas-rabudas, corvos, cágados-mediterrânicos e até, vê lá bem, cágados-de-carapaça-estriada! Um sucesso garantido!

Mas se achastes estes nomes hilariantes, nem imaginas os nomes de destino dos autocarros que partem do Parque das Camélias (Batalha, no Porto), e nos podem (vão) transportar até à porta do parque:  Avintes, Lever, Canedo, Mosteiro, Alheira, Espinhaço, e coisas assim parecidas, uma comédia! Já agora, qual é o gentílico de um habitante de Alheira? Uhmmmm??!!

Ninhos no Parque Biológico

Ora, a nossa voltinha, muito económica, deverá realizar-se no próximo dia 11 de abril, uma terça-feira, já em plenas férias de Páscoa. Se as inscrições se avolumarem, podemos até ponderar mais uma data. O esquema é semelhante a um Sábado Diferente passado, realizado com uns senhores doutores. Vê lá!

Assim, o programa das “festas” é o seguinte:

  • Das 9.10h - 11h: encontro na estação de Caide pelas 9.10h – comboio de destino a Porto-S.Bento das 9.58h (a ida e volta tem um custo de 5,7 euros mais o cartão CP: 0,5 cêntimos);
  • Das 11h - 12.30h: périplo pela Baixa do Porto e almoço num “tasco” (custo de cerca de 5 euros, com a hipótese de levar “farnel” e almoçar num espaço verde);
  • Das 14h - 15h: viagem de autocarro até ao Parque Biológico;
  • Das 15.30h - 17h: percurso no Parque Biológico e Biorama (custo de entrada 1 euro);
  • Das 17.30H - 20h: percurso pedestre, com Geocaching, desde o Parque Biológico até S. Bento, por caminhos rurais e à beira-rio, no passadiço do Areinho (ver mapa);
  • Das 20.30h – 21.23h: viagem de regresso até Caide.

 

Como é hábito, estas edições particulares obedecem a algumas regras:

1. Deverás inscrever-te na seguinte lista de inscrições;

2. Deves imprimir e entregar a seguinte autorização (até dia 4 de abril), que possui todas as indispensáveis informações logísticas para os Encarregados de Educação abalizarem a tua presença neste Sábado Diferente do próximo dia 11 de abril.

3. Os Encarregados de Educação de todos os alunos estreantes nas "saídas" dos Sábados Diferentes, devem falar com o Professor organizador pessoalmente (na estação ou escola) ou através de contacto telefónico, a combinar com o aluno. Sem esta condição, o aluno não poderá participar. Trata-se de uma questão de confiança.

Nota: o percurso pedestre decorre num misto de urbano / campo (Avintes), onde faremos várias paragens para descanso, lanche e Geocaching. Não percorreremos a N222, faremos um desvio interior. A partir da Alameda do Areinho, o percurso decorre à beira-rio, num novo passadiço instalado pela CMVNG, que se prolonga até ao tabuleiro inferior da Ponte de D. Luís, perto da Estação de S. Bento.

Deixa um comentário