Sábado Diferente: o vinho e o carnaval.

domingo, 5 de fevereiro de 2017 · Temas:

O carnaval é uma festa de raiz pagã, que ocorria no início do inverno em honra de Baco, o mitológico deus do vinho romano, e é hoje um exorcismo social, vivido de acordo com a cultura de cada povo, onde durante dias se esquecem preceitos e costumes e prevalece o quase «vale tudo».Vinho&carnavalCom a apropriação cristã, o entrudo aparece como celebração fortemente ligada ao período de abstinência, mas nem por isso as manifestações pagãs deixaram, tolerantemente, de se manifestar das mais diversas formas: ora com fogo, música e dança, ora com chocalhos, caretos, máscaras e vinho.

É este último que nos motiva e orientará o próximo Sábado Diferente, onde iremos procurar a essência do seu fabrico na Cidade do Porto. Será um périplo por becos e ruelas,  caves bolorentas, armazéns e adegas de vinho, culminando no belíssimo edifício da Feitoria Inglesa.

Este Sábado Diferente realiza-se no próximo dia 1 de março, uma quarta-feira, último dia de pausa carnavalesca, e terá lugar na Cidade do Porto durante a manhã e tarde. Como já é hábito, estas edições obedecem a algumas regras. Primeiro: deverás inscrever-te na seguinte lista; segundo: imprimir a seguinte autorização que possui todas as indispensáveis informações logísticas. 

Deixa um comentário