Rios de Portugal.

sexta-feira, 15 de julho de 2016 · Temas: ,

O sítio da internet da televisão pública dedica desde a sua última remodelação, uma secção denominada por Arquivo, dedicada ao seu importante acervo, que não contempla necessariamente apenas “imagens em movimento”, mas também fotografias, registos sonoros e textos digitalizados.

ArquivoRTP

Entre o muito já publicado, destacamos uma interessante coleção de 12 episódios dedicados a rios nacionais, que os navega através da suas geografias e, sobretudo, etnografias. Mas há mais, o Arquivo contempla também um conjunto videográfico sobre os comboios em Portugal,  onde se focam várias linhas de importância maior, como a do Tua; um conjunto dedicado ao turismo nacional; ou uma série dedicada à emigração nacional.

Trata-se de uma fonte de inigualável valor, que releva o cunho que a RTP imprimiu, durante décadas, à nossa sociedade, monopolizando a emissão de um conjunto de objetos, cuja revisão à luz da sociedade atual, despertam, no mínimo, a curiosidade geográfica, histórica e sociológica, e constituem-se como pontos de partida de descobertas maiores.

Deixa um comentário