Um regresso à Baixa.

quinta-feira, 16 de junho de 2016 · Temas: ,

Surgiram na imprensa desta semana, excelentes notícias sobre a baixa portuense: duas empresas de altíssimo valor acrescentado (VAB), ligadas à produção de software, instalaram-se em edifícios devolutos do centro da cidade, criando centenas de empregos no competitivo e globalizado mundo tecnológico.

Porto Nacente

Tratam-se da Critical Software, que pretende instalar-se num edifício outrora ocupado pela EDP Renováveis, em S. Ildefonso, e a BLIP, recentemente absorvida por uma das maiores empresas de apostas online, a Betclic que se instalará num edifício que data 1921, a antiga Garagem de Manuel Pinto de Azevedo, no Bonfim.

Ora, o que nos motiva à publicação deste artigo? O número de empregos criados? A recuperação dos edifícios emblemáticos? A resposta resulta do conjunto dos dois fatores. Na verdade, a cidade necessita deste tipo de capital humano, de sabidos efeitos multiplicadores, que polariza todo um mundo novo, a uma cidade, e nomeadamente à Baixa, que não pode continuar da dependente da eufórica locomotiva turística. 


Fontes: Jornadas Europeias do Património, 2003, CMP. // Jornal Público.

Deixa um comentário