E se a ESL se situasse em Mercúrio?

sexta-feira, 10 de junho de 2016 · Temas: , ,

Determinamos a localização absoluta da Secundária da Lixa (41.19ºN / 8.08ºW) e aplicamo-la ao planeta Mercúrio através de um mapa 3D, que resulta da recolha efetuada pela sonda Messenger da NASA, que orbitou e recolheu dados e imagens sobre o planeta entre 2011 e 2015. Descobrimos que se a ESL se situasse neste pequeno planeta, o mais pequeno do nosso Sistema Solar, e o mais aproximado do Sol, estaríamos instalados a cerca de 1367 metros de altitude, numa zona rodeada por enorme crateras, que aliás marcam toda a superfície mercuriana.

ESL Mercúrio

Por próximo, e em jeito de visita de estudo, poderíamos dar um pequeno salto a noroeste (50.9°N, 31.1°W) e visitar às Victoria Rupes, uma enorme escarpa cujo nome se deve à nau comandada por Fernão de Magalhães, na sua viagem de circunavegação da Terra.

Refira-se que a rede cartográfica do planeta tem como referência para a sua longitude, uma pequena cratera denominada  Hun Kal, situada a 20ºW (a Terra tem como referência o meridiano de Greenwich, 0º, determinado pela localização do observatório inglês homónimo).


Fontes: USGS // Wikipédia

Deixa um comentário