Chuvas de maio.

quarta-feira, 8 de junho de 2016 · Temas: ,

O ano hidrológico nacional corre de feição à chuva, tendo-se registado grandes quantitativos no inverno e, mais recentemente, em abril e maio. Neste último mês, a estação meteorológica da ESL registou 181 milímetros de pluviosidade, ocorridos ao longo de 16 dias, basicamente no início e no fim do mês.

IncidênciaPreicipiMaio2012-16

Verificamos, à semelhança do ano corrente, que ao longo dos últimos 5 anos (com exceção de 2014, para o qual não possuímos dados), que o período do mês onde a incidência de precipitação (total de pluviosidade diária) é maior, ocorre no primeiro terço do mês. Chegamos também a outras curiosidades: os dias de maior precipitação são o dia 3 e 4; os dias de precipitação nula, são os dias: 23, 30 e 31; os dias onde choveu sempre nos anos em análise foram os dias 7 e 8.

No tocante à temperatura, fizemos uma análise comparativa da média do mês de maio com as médias dos meses de maio, verificadas no período compreendido entre 2012 e 2016. Registamos, sem surpresas, que no decurso do mês se verifica uma tendência de subida da temperatura média, à mistura com breves picos. Por outro lado, notamos que o ondular da temperatura média da duas linhas é, grosso modo, semelhante: um período de calor inicial, seguido de uma descida da temperatura média, nova subida e outra descida.

 TempMédiaMaio2012-16

Deixa um comentário