Eletrotecnias.

domingo, 15 de maio de 2016 · Temas: , ,

Missão cumprida! Foi esse do espírito no final da visita de estudo dos técnicos de eletrotecnia Electrotecnia-008às instalações da JPS, bem perto do aeroporto Francisco Sá Carneiro. A pertinência da visita aquela fábrica de computadores era muita. Ali se fabricaram os antigos “Magalhães”, que agora, rebatizados por “myMaga”, se vendem noutras paragens, num conceito próximo do seu parente luso, que fez furor entre a pequenada do 1º ciclo, e respetivos encarregados de educação…

Foi muito interessante conhecer todo o processo fabril dos computadores (myMaga e Tsunami) e tablets. Tudo consiste numa enorme linha de montagem, onde operam técnicos (que se calhar já foram aprendizes de eletrotecnia)  que montam os computadores, instalam Electrotecnia-010software, procedem a testes de qualidade, personalizam e embalam o produto atendendo ao destino final. Toda esta operação é alicerçada num enorme e internacional processo logístico, com vista à comercialização dos computadores para destinos como o Quénia ou o Perú. Aliás, grande parte das instalações da fábrica, e sede, estão ocupadas por vários gabinetes que tem por fim assegurar os contactos com entidades governativas de vários países, e onde se desenha o melhor produto em função do destino.

Electrotecnia-062

De tarde afinamos a bussola, largamos os circuitos integrados, e apelamos à geografia urbana, com alguns apontamentos de história. Partimos dos Aliados, trepamos a Rua da Madeira, onde floresce (literalmente) a street art, e subimos os Clérigos. Isto depois de uma “volta” pela marginal do Douro, do Passeio Alegre à Cordoaria.

Ah! O que se vê na foto não aconteceu a bordo de nenhum OVNI. Trata-se de uma experiência “5D”, à qual 4 técnicos se sujeitaram para dizer “como é”. Ora, saídos de tal façanha, os elementos foram parcos em palavras, mas abundantes em sorrisos… Cuidadinho!

Deixa um comentário