Notícia de última hora: vem aí o bom tempo!

domingo, 6 de março de 2016 · Temas: , ,

Há muito que desejávamos anunciar esta chegada: a previsão do estado de tempo para a região da Lixa aponta para dias solarengos a partir da próxima quinta-feira e, melhor ainda, uma significativa subida da temperatura máxima!

Previsão estado tempo ESL 7_15mar2016

O gráfico da previsão meteorológica que retiramos do Weatherunderground (onde se alojam os dados da MeteoESL), mostra a linha ondulante de temperatura diária, ao longo dos próximos 10 dias, a par da linha de temperatura aparente, que considera o fator vento, num efeito denominado por Wind Chill. Este efeito conjuga o valor da temperatura com a velocidade do vento e, segundo o IPMA, é «a sensação de arrefecimento causada pelo efeito conjunto da velocidade do vento com valores baixos da temperatura do ar».

Imagem2

Ora, se não tiveres mesmo mais nada para fazer, podes calcular este efeito na tua varanda, ou mesmo à porta de tua casa. Para tal, necessitarás de: um gorro quente, um cobertor, um lápis, uma máquina de calcular, um anemómetro (que mede a velocidade do vento), um termómetro, e alguma falta de juízo… Depois  só terás de aplicar a seguinte fórmula, e já está!

Ah! Digam lá se a “gente” não vos sugere “coisas pinta” para fazeres em substituição da infinita navegação no Facebook ou do visionamento daqueles programas que amontoam pessoas numa quinta ao berros e que dão palha a burros…

Deixa um comentário