Sábado Diferente: presépios do Porto.

sábado, 28 de novembro de 2015 · Temas:

Conta a tradição que Cristo nasceu num presépio ao qual acorreram pastores avisados por um anjo. Nesse sentido, o presépio é simbolismo da humildade e da imaterialidade que o Salvador anunciou durante a sua vida, que em tudo contrasta com aquilo que é hoje o natal. Mas, não obstante o consumismo, o natal é também sinónimo de uma beleza muito especial, tradicional e secular, que ninguém nega, e vamos visitar neste Sábado Diferente do próximo dia 19 de dezembro.

Bartolomé Esteban Murillo - Adoração dos Pastores

Assim, o objetivo é percorrer os principais presépios que o Porto e arredores tem para oferecer, e que estão patentes em igrejas, quartéis de bombeiros, juntas de freguesia e coletividades. Paralelamente, e no percurso entre cada presépio, cada um dos três grupos de alunos do 11ºG será encarregue de estudar e delinear quais as iniciativas culturais a decorrer e visitar na proximidade. Para isso deverá cruzar a Agenda de Natal, editada pela CMP com o Google Maps, tendo como ponto de partida a Estação de S. Bento, a partir da qual iniciaremos o nosso percurso a pé pela Cidade.

No dia 19, e segundo a mencionada Agenda, há bastantes iniciativas musicais, que um bom guia de turismo não poderá, definitivamente, contornar. Isto a par das iniciativas de cariz mais particular e comercial que pontuam a baixa portuense (ver OportoCool e Porto24).

Refira-se que os Sábados Diferentes tornaram-se recentemente, e tal como no passado, numa iniciativa particular, não tendo a ESL alguma ligação a esta iniciativa de cariz pedagógico e cultural. Temos uma visão diferente para esta iniciativa pela qual passaram centenas de alunos e dezenas de professores. Acreditamos no seu valor pedagógico que em cerca de cerca de 30 edições nos fez visitar aldeias, cidades, montanhas ou a patinar, a fotografar e nadar, no fundo a ser “gente”. Por isso, voltamos ao protocolo passado: colocamos uma lista de inscrições online obrigatórias e uma autorização de participação disponível para consulta e posterior entrega aos professores promotores da iniciativa.

Deixa um comentário