O Porto em 3D no Google Maps!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015 · Temas: ,

E finalmente chegou a vez de a Invicta aderir ao mundo 3D do Google Maps. Já tardava esta boa notícia, esta nova visão enriquecedora da Cidade, que permite ângulos inéditos e perspetivas deliciosas, sobretudo para quem bem conhece a Cidade, redescobrindo prédios, telhados e logradouros que agora ganham literalmente dimensão.

Porto Google Maps 3D

Pelo que apuráramos, esta visão 3D do Porto (Braga e Lisboa, pelo menos, também passaram a beneficiar desta tecnologia), apenas está disponível no Google Maps e na sua versão para PC. A versão do Google Maps para Android e o Google Earth em ambos os sistemas operativos ainda não beneficiam deste “upgrade”.

Não é novidade fazer este tipo de anúncios no Geopalavras. Já fizemos sobre Coimbra, que beneficia de cobertura 3D há uns meses, isto depois de termos explicado em que consiste esta técnica denominada por stereophotogrammetry em inglês, que cria coordenadas tridimensionais de objetos, espaços ou até mesmo edifícios, recorrendo a várias imagens dos mesmos, obtidas de diferentes ângulos,  nas quais se procura obter pontos comuns, e cuja triangulação permite construir uma imagem tridimensional do objeto em causa.

Deixa um comentário