Sábado Diferente: O granito do Porto.

terça-feira, 25 de novembro de 2014 · Temas:

O Porto confunde-se com o granito que o faz. E se a pedra marca a cidade, as ruas, edifícios e monumentos, vinca também o caráter das suas gentes de espírito franco, genuíno, que não alinham em modas e preservam, orgulhosamente, um certo classicismo, um certo bairrismo e amor-próprio que importa preservar e que tanto contribui para atrair hordas de gentes de outras paragens. É esta novidade, não perdida, que vamos absorver nas lojas, nas ruas mais típicas, nas belíssimas fachadas azulejadas e nas igrejas imponentes.

Igreja-do-Carmo-Azulejos-5

O Sábado Diferente do próximo dia 13 de dezembro tem assim, por mote, o Granito do Porto, granito lato, que não faz apenas calçadas e edifícios, faz também as suas gentes.

E como é que vamos captar isto tudo? Simples, deixando que a cidade nos leve ao longo de 4 percursos previamente definidos. Assim, o DécimoGato, dividido por grupos de alunos (a acordar), trabalhará várias etapas de uma caminhada que coincide com várias igrejas e ou monumentos de interesse no Porto. Será uma visita de estudo viva, interativa, onde os alunos serão os protagonistas, futuros Técnicos de Turismo, cujos professores depositam bastante confiança.

Em cada etapa, os grupos terão obrigatoriamente de:

  • Apresentar monumentos e igrejas;
  • Definir e apresentar pontos de interesse turístico e geográfico;
  • Realizar simulações de Guias Turísticos (em português e inglês).
  • Os grupos de trabalho podem munir-se de apontamentos e usá-los, com devida ponderação, nas paragens que definirem ou improvisarem no seu trajeto (ver mapa).

 

O percurso deverá obedecer, genericamente, aos 4 trajetos dispostos no seguinte mapa do Google Maps. Cada trajeto estará ao cargo de cada grupo de trabalho e poderão ser acrescentados ou encurtados no seu total.

 

Com é de convir, este Sábado Diferente terá de se traduzir num relatório individual, onde a valorização dos textos, originalidade e rigor dos mesmos será altamente valorizada.

Interlúdio.

A  acompanhar o DécimoGato estará uma pequena parte do leque dos seus queridos professores. Desta feita, o Prof. Pedro Alves e a Prof. Hermínia, ambos adoradores de prendas natalícias. Aliás, um dos parâmetros de avaliação aponta para a qualidade e tamanho (estamos por tudo…) das prendas oferecidas por cada um dos grupos aos professores da turma em geral, e aos professores acompanhantes em particular. Ah! E cuidadinho com prendas foleiras, de embrulhos bonitos e fraco conteúdo (onde é que já ouvimos isto); tais não são admissíveis, nem para treinar a… o embrulho, claro!

AZULEJOS RELEVADOS DO PORTO

Mais, vamos sair de tarde da ESL (14h) e viajar de autocarro, jantaremos pelo Porto num tasco, cujo preço rondará os 5 a 7 euros, e regressaremos por volta da meia noite na ESL. Deste modo, aproveitaremos o Natal, que já terá vestido de gala toda a baixa portuense, sem nos termos de preocupar com as horas. Nada mais genuíno!

Por último, este sábado, dia 12 de dezembro, é provavelmente aquele de maior azáfama natalícia, e a baixa vai provar isso mesmo. Para além das pistas de gelo montadas na Boavista e Praça D. João I, a Avenida dos Aliados cotará com um mercado de Natal, com provas de produtos gastronómicos, haverá uma enorme feira de artesanato na Cordoaria, os Ranchos Folclóricos cantarão as janeiras um pouco por toda a parte e a Torre dos Clérigos comemorará os seus 225 anos.

É muito em tão pouco! Até sábado.

2 respostas a: “Sábado Diferente: O granito do Porto.”

  1. Boas professor , gostaria de falar consigo quanto a este sábado diferente , gostaria de ir se fosse possível , apesar de tudo é sempre um sábado diferente :) , se me pudesse contactar na escola ou por email agradecia , porque o que eu tenho do professor não sei se é o mesmo que o professor tem , porque da outra vez mandei 2 emails e não obtive resposta :)) !

    Abraço

    ResponderEliminar