Do papel moeda ao vinho do Porto.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014 · Temas:

O calor, aquele que aparece tardio, no outono, acompanhou toda a visita de estudo de ontem das turmas G e H do décimo primeiro ano, e ajudou, ajudou muito ao palmilhar de ladeiras, escadas e recantos da Cidade. De repente, parecia estarmos no culminar de mais um ano letivo, naquela época prazerosa, leve, onde se aplica e vislumbra com satisfação  tudo o que se aprendeu. Mas não, estávamos no outono! É tempo de castanhas, não de gelados, e o trabalho mal começou.

MuseuPapelMoedaVinhoPorto-001

Conscientemente enganados, estacionamos no parque de estacionamento da entrada sul do Parque da Cidade do Porto, pertíssimo da Fundação Cupertino Miranda, que nos acolheu e guiou através da história do dinheiro e ao longo de uma belíssima exposição do pintor Dominguez Alvarez, que não deixou ninguém indiferente.

MuseuPapelMoedaVinhoPorto-025

Depois seguimos para a Foz Velha e tomamos, tal como bons “turistas” que somos (fomos) o Elétrico - Linha 1, que acompanha a derradeira jornada do Douro, e acaba no Infante. Chegados, a palavra de ordem foi trepar, trepar escadas, vielas e ruelas, e lá chegamos à Cordoaria, onde cada um seguiu a sua sorte de almoço: uns, a maioria, preferiu a culinária norte-americana, outros, mais resilientes, não abdicaram da tradição e dos encantos da nossa gastronomia que, afinal, atrai hordas de turistas.

MuseuPapelMoedaVinhoPorto-048

Já depois do almoço, e à hora certa, toda a gente compareceu. Desta feita o percurso foi descendente e levou-nos até à antiga praia de Miragaia, mesmo defronte ao imponente edifício da Alfândega do Porto. Contudo, o nosso destino situava-se umas centenas de metros mais a jusante. O Museu do Vinho do Porto, simples, cumpre plenamente a sua missão pedagógica e foi uma delícia aprender uma série de pormenores sobre esta arte de produção do Vinho do Porto.

MuseuPapelMoedaVinhoPorto-079

No regresso à escola, ainda houve tempo para um lanche “apiquenicado”, realizado de improviso numa soleira da escola. Um excelente ponto final num dia de igual calibre!

MuseuPapelMoedaVinhoPorto-083

Deixa um comentário