“App´s” para saber do estado do tempo na Lixa.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014 · Temas: ,

Como é sabido, a Escola Secundária da Lixa possui uma Estação Meteorológica em funcionamento ininterrupto, desde há cerca  de 4 anos, cujos dados obtidos: intensidade do vento e a sua direção, humidade, precipitação e pressão atmosférica, são debitados continuamente para o sítio Weather Underground, que agrega outras estações meteorológicas vizinhas e análogas, cruza os dados obtidos, e realiza previsões meteorológicas dedicadas.

O sítio de registo de dados beneficiou recentemente de uma significativa melhoria gráfica, que permite a leitura simultânea, e cronológica de um dia, semana, mês ou até ano, dos dados obtidos. O exemplo seguinte reporta-se ao registo diário do dia 16 de outubro de 2014.

1MeteoESL

Mas uma outra grande virtude da integração da nossa estação nesta rede meteorológica, reside nas previsões meteorológicas regionais criadas pelo sistema denominado por BestForescast. Este congrega informação de 29 mil estações meteorológicas espalhadas pelo mundo inteiro e permite, por exemplo, a realização de previsões meteorológicas regionais até 10 dias. O exemplo seguinte mostra a previsão do estado de tempo para a região da Lixa durante os próximos 10 dias.

2MeteoESL

Mas as novidades não se ficam por aqui. Para tablets e smatphones, também há ótimas aplicações. Comecemos pelo fabuloso WunderMap, uma aplicação para Android, que funciona sobre uma base do Google Maps e nos que mostra todas as estações meteorológicas pessoais em funcionamento, em função de uma maior ou menor abrangência da escala de análise.  

3MeteoESL

Para além do WunderMap, temos também a “app” Weather Underground que mimetiza a informação disponibilizada online, no sítio acima mencionado.

4MeteoESL

Esta aplicação traz consigo uma Widget (aplicação de ecrã) que permite adicionar ao ecrã do smartphone e ou tablet, informação em tempo real sobre a temperatura, velocidade e direção do vento e a previsão do estado de tempo. Como podem ver, com este conjunto de aplicações, não há motivos para andar à chuva, pelo menos de uma forma desprevenida!

2 respostas a: ““App´s” para saber do estado do tempo na Lixa.”

  1. Muito útil! Ass: Sérgio 12°D

    ResponderEliminar
  2. Sim, bastante, até porque os nossos projetos "voadores" para o programa AdaPT, delas dependem. Já há novidades e teremos reunião em breve. ;)

    ResponderEliminar