Sábado Diferente a olhar para os pássaros!

terça-feira, 12 de novembro de 2013 · Temas:

Finalmente o Sábado Diferente pelo qual esperavas ansiosamente, aquele que te vai levar a olhar para pássaros! (-Pássaros?!) Sim, isso mesmo, vamos ver pássaros, passarinhos e passarões na Reserva Ornitológica do Mindelo (-Ah!? O quê?). Bom, fica desde já a saber que a ornitologia dedica-se ao estudo da distribuição das aves no mundo e, neste Sábado Diferente, vamos todos ser ornitólogos no Mindelo (-Onde?).

Ora, o Mindelo é uma freguesia do Concelho de Vila do Conde, e situa-se a cerca de 12 kms a norte do Porto. É uma freguesia de fácil acesso, quer de carro quer de metropolitano, mista de caminhos rurais e periurbanos, bem próximos do atlântico.

SBmindelo

Mas este Sábado Diferente não se fica por aqui… para além fabulosa observação de: rolas e garças, águias e galinhas d’água, borrelhos e gaios, chapins e pica-paus, chascos e narcejas, rabirruivos e andorinhas, cartaxos e alvéolas, abibes e patos, maçaricos e cucos, corujas e mochos, poupas e pegas, carriças e rouxinóis, piscos e tordos, pintassilgos e até escrevedeiras (como é sabido, alguma desta avifauna ruidosa é também frequentemente avistada em plena Escola Secundária da Lixa…), o BEGA vai entrar em ação, depois de um longa paragem de meses! Vamos procurar, mas também esconder. Assim, o roteiro para este Sábado Diferente é o seguinte:Roteiro do Sábado Diferente

Como bom entendedor de mapas e afins que és… deverás ter percebido que o Sábado Diferente do próximo dia 15 de novembro começa na Estação de Caide, pelas 9.40h. Teremos de partir mais ou menos cedo porque o sol (horas) é escasso e jornada longa.

Uma vez chegados ao Porto, fazemos um pequeno périplo pela Baixa e almoçamos junto ao Bolhão por muito pouco dinheiro, mais ou menos 5 euros. Dali apanhamos o metro e saímos na estação de Mindelo. Esta viagem implica um título Z5 com o custo de 2,3 euros (fora o cartão andante).

Passarinhos

Já no Mindelo, e sempre a pé, faremos caminho rurais (muito a propósito…), visitaremos a Reserva Ornitológica do Mindelo (isto se a passarada não morrer de ataque cardíaco com nossa ruidosa chegada…) e procuraremos caches nas redondezas (a equipa BEGA vai entrar em ação). Depois, e se houver tempo e sol, caminharemos até à estação de metro de Vilar do Pinheiro (sempre por caminhos rurais) e espreitamos os aviões a aterrar e a descolar muito à distância.

Depois é simples, voltamos à Baixa do Porto no metro, enganamos a fome com um galão e uma torrada num café próximo da estação de S. Bento, apanhamos o comboio das 20.30h, e estamos de regresso a Caide 1 hora depois.

Em suma, trata-se literalmente de um Sábado Diferente, de custo reduzido (comboio, almoço, metro e lanche corresponde a mais ou menos 15 a 20 euros), cuja participação implica imprimires a seguinte autorização e inscrever-te na seguinte lista. Nota: para os meninos e meninas do 9º ano que se queiram inscrever, a presença dos encarregados de educação na partida da estação de Caide é obrigatória, capiche?

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

6 respostas a “Sábado Diferente a olhar para os pássaros!”

Deixa um comentário