Os jogos olímpicos de inverno em Sochi.

sábado, 9 de novembro de 2013 · Temas: ,

Em fevereiro do próximo ano realizam-se em Sochi, uma localidade russa encravada entre o Mar Negro e as montanhas do Cáucaso, os jogos olímpicos de inverno. O custo desta XXII olimpíada está estimado em cerca 36 mil milhões de euros, sendo que ao Estado russo cabe 50% da despesa. Trata-se de uma verba muito superior à gasta nas duas anteriores edições, em Vancouver (2010) e Turim (2006), com 1,4 mil milhões e 3,4 mil milhões de euros, respetivamente.

As modalidades presentes nesta olimpíada são as seguintes: biatlo, bobsleigh, combinado nórdico, curling, esqui alpino, esqui cross-country, esqui estilo livre, hóquei no gelo, luge, patinagem artística, patinagem de velocidade, patinagem de velocidade em pista curta, salto de esqui, skeleton e snowboard.

Jogos olímpicos de Sochi

Portugal, dada a sua geografia, nunca fez dos desportos de inverno uma verdadeira aposta e, das 21 edições desta prova olímpica, apenas participou em 6 e somente em 7 modalidades diferentes. Acrescente-se que a maior parte dos nosso atletas eram emigrantes, ou luso descendentes, radicados em países onde a prática de desportos de inverno é incomparavelmente mais desenvolvida. 

Untitled-1

Em jeito de curiosidade, refira-se que o símbolo destes jogos consiste numa morada de internet «sochi2014.ru», com a palavra «sochi» colocada sobre «2014», criando-se um efeito de reflexo que pretende simbolizar a natureza geográfica de Sochi (uma estância de férias) como o ponto de encontro entre o mar e as montanhas.

Deixa um comentário