Toque de entrada.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013 · Temas: , ,

É isso mesmo, as férias estão a acabar e, caso não saibas em que dia (ou mês…) estás, fica aqui a informação: hoje, dia 16 de setembro, pelas 8.30h, começam as aulas! Isto depois de cerca de quase 4 meses de férias grandes que, se não forem bem aproveitadas ou rentabilizadas, tornam-se num exagero.

Mas o motivo do artigo é outro: o início do ano letivo. Por ele, decidimos agregar aqui algumas ferramentas escolares que te permitem gerir melhor o tempo, apontar corretamente as datas dos testes, e outras igualmente importantes, ou fortificar o teu estudo.

  • O Google Calendar.

Gostamos muito deste Google Calendar pela particularidade de permitir, de um modo simples e automático, a sincronia entre o calendário do telemóvel, PC ou até Tablet. Se instalarmos o Google Calendar em cada um destes aparelhos, os outros (desde que registados com a mesma conta Google) atualizam o calendário automaticamente. Assim, podes apontar as datas dos testes no telemóvel, consultá-las no PC e fazer copianços para colocar no Tablet no dia certo! Sem enganos…

Google-Calendar-Geopalavras52 

  • O Google Drive, DropBox ou o SkyDrive.

Há muito que nos habituamos a perdas e avarias de última hora de “pendrives” ou de emails que incrivelmente deixam de funcionar no preciso momento de entrega de trabalho diversos… Ora, as “pendrives” são coisa do passado e em sua substituição podes criar uma conta gratuita no Google Drive, DropBox ou SkyDrive, que te permite armazenar vários gigas de ficheiros variados e a eles aceder, sincronizadamente, através do telemóvel, PC ou Tablet. Se por exemplo quiseres imprimir um relatório na reprografia da escola, basta que tenhas enviado o ficheiro antecipadamente para uma daquelas nuvens (que é o modo como se chama a este tipo de alojamento), para depois, no PC da reprografia, a ela acedas e imprimas o documento em causa. Nunca perdes a “pendrive”, o ficheiro permanece sempre disponível, e tiras boas notas.

GoogleDrive-Geopalavras7

  • Google Keep, Evernote, etc.

Às vezes é importante tirar apontamentos acompanhados de fotografia, links e até voz. Para isso há várias ferramentas interessantes que, à semelhança de outras aplicações, permitem a sincronização entre aparelhos. O Google Keep, por exemplo, oferece «quatro opções de notas: anotações, lista, voz e fotografia. Os dois primeiros casos tratam de pequenos textos» com possibilidade de criar uma caixa de vistos, útil para ir às compras de material escolar ou estudar os objetivos de um teste. Em todos os casos, podem ser adicionadas imagens e cores para dar maior ou menor destaque ao apontamento.

Google-Keep-Geopalavras8

  • Enciclopédia Wiki Pro e o Wapédia.

São ambas aplicações para o Android que permitem a consulta adaptada do Wikipédia e, inclusivamente, guardar os artigos consultados.

  • My Binder.

Se o teu professor estiver de acordo, poder usar o My Binder na aula como caderno de apontamentos. Tem imenso potencial desde que o saibas usar corretamente (ah! nem sonhes, os testes ainda são escritos à moda antiga).

My-Binder7

  • Handy Scanner.

Gostas pouco de andar com papelada ou costumas perdê-la toda mesmo à saída da sala de aula? O HandyScanner é para ti. Se o teu professor concordar, podes fotografar alguns documentos que te sejam entregues e convertê-los em PDF´s fáceis e leves de transportar.

k-bigpic7

Deixa um comentário