As vagas de calor no Reino Unido e Irlanda.

sábado, 20 de julho de 2013 · Temas: , ,

O Reino Unido e a República da Irlanda têm enfrentado uma vaga de calor nas últimas duas semanas. Segundo o meteorologista Jim Dale (citado pelo DailyMail), especialista dos serviços britânicos de meteorologia, «as temperaturas atingirão um valor mágico de 32ºC [influenciadas por uma meridional massa de ar tropical]» e poderão inclusivamente bater o record de temperatura máxima do território britânico, verificado em 3 agosto de 1990, em Gloucestershire, quando a temperatura atingiu os 37,1ºC.

Temperaturas Máximas no Reino Unido

É muito curioso verificar que a classificação  de vaga de calor difere em função das temperaturas médias da região de análise. Isto é, o que os britânicos apelidam de vaga de calor é, para o nosso território, e no mesmo período de tempo, uma situação normal.

É também interessante observar a inabilidade das Ilhas a lidar com o calor. Os alertas multiplicam-se, a informação abunda e, inclusivamente, os Serviços Britânicos de Meteorologia criaram um aplicação online com conselhos e precauções a tomar no exercício de diversas práticas sob calor, sol, etc. Não há nada de errado aqui, bem pelo contrário, o curioso é verificar que se reportam a temperaturas na ordem dos 30ºC.

       Número de dias com onda de calor P

Em Portugal as vagas de calor são frequentes. As regiões interiores são as que reportam maior número de dias com vaga de calor, com destaque para Bragança, Castelo Branco e Beja, sendo que Viana do Castelo, apesar da sua nula continentalidade, apresenta-se também em destaque. Por outro lado, e olhando para o período em análise (1960-2012), verifica-se um ligeiro aumento na incidência do número de dias deste fenómeno.

O ano climático vai a pouco mais de metade e já observou de tudo um pouco: chuva intensa, frio tardio, nevões fora de época e agora as vagas de calor. Sinais dos tempos?


Fontes: Daily Mail / bbc.co.uk / ipma.pt / pordata.pt / metoffice.gov.uk/ (visitados na data do artigo).

Deixa um comentário