Levante.

quinta-feira, 27 de junho de 2013 · Temas: , ,

O levante é o nome dado a um vento que sopra de leste (suão no Algarve). Resulta da conjugação do anticiclone dos Açores, que na imagem se estende ao longo da Europa Ocidental, e uma baixa pressão térmica, situada na região Este do Deserto do Sara. Da diferença de pressão entre estes dois centro barométricos, resulta uma deslocação de ar (vento) que sofre um desvio para Este na Península Ibérica. 

Pressão Atmosférica 26 de Junho 2013

Dado o seu percurso continental, este vento caracteriza-se pela elevada temperatura e secura, e muito têm contribuído para as condições de estado de tempo de Portugal Continental nestes últimos dias. Há, inclusivamente, um adágio popular os perpetua: “De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento”. Sabe-se lá porquê…

2 respostas a: “Levante.”

  1. Nem 8 nem 80! Para o próximo fim de semana está previsto que as temperaturas cheguem aos 45º.. Cheiram-me que haverá churrasco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até andamos meios avariados com esta guinadas do tempo! Só de pensar que há 2 semanas atrás chovia copiosamente e com frio há mistura. O que mais virá?

      Eliminar