O engodo.

sexta-feira, 31 de maio de 2013 · Temas: , ,

Na passada terça-feira dizia-se assim nos jornais, na rádio e até na televisão: «em França, há quem fale que o próximo Verão na Europa será o mais frio dos últimos 200 anos», um engodo! A notícia fabricada pelo site francês La Chaine Météo, cumpriu perfeitamente a sua função e levou a imprensa, ávida de notícias fortes, a publicar (publicitar) a novidade meteorológica, e os portugueses, a adiar os seus planos de férias para outubro e novembro.

Engodo

Ora, a menos que este canal meteorológico francês possua uma bola de cristal com capacidades divinatórias, afirmar que o verão (que oficialmente só se inicia a 21 de junho) se adivinha fresco, é o mesmo que afirmar que a chave do euromilhões em agosto deverá incidir nos números pares.

No site do Instituto de Meteorologia (IPMA, I.P) refere-se que a «previsão até 10 dias, é […] uma previsão determinista ou seja, conhecendo o estado inicial da atmosfera, e as condições nas suas fronteiras, é possível prever qual vai ser o estado da atmosfera num instante futuro […] havendo uma diminuição do grau de confiança ao longo do tempo». Mais, a «previsão mensal elaborada pelo IPMA [deve] ser feita com reservas, visto que a partir da 2 semana não existe aptidão da previsão para os padrões de tempo de larga escala e o erro da previsão é igual ao de uma previsão baseada numa média climatológica». Por outras palavras, para previsões mensais, recorre-se a médias que ditam que no verão, por norma, as temperaturas são elevadas.


Fontes: Jornal Público no dia 28 de Maio/ www.ipma.pt / www.france.lachainemeteo.com

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

5 respostas a “O engodo.”

Deixa um comentário