Variações sobre um tema.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 · Temas: , , ,

E foi assim, a meio da manhã, numa sexta-feira inicial de fevereiro, que o 10ºD deu as mãos! Bem necessita, num ato que pareceu quase inaugurar uma escola que o tarda em fazer. Fica para a posteridade.

10ºD Panorama B

10ºD Panorama E

10ºD Panorama A 

Para os entusiastas a técnica é simples e até possível de realizar com um simples telemóvel. No caso das fotografias aqui publicadas, utilizamos uma câmara fotográfica (Nikon 3100), um tripé e a respetiva cabeça. Fixa-se a câmara no tripé, fazemo-la rodar 360º, sem oscilações, com disparos contínuos (1 por segundo ou mais é o ideal), até alcançar-mos o ponto de partida. Depois colamos as fotos (stich) com um software. Para tal, existem várias soluções no mercado, desde o Photoshop até ao Panorama Maker, e todos apresentam excelentes resultados e várias soluções para a obtenção de um resultado final.

Claro está que o material e o software nem sempre estão ao nosso alcance, mas vão estar futuramente na biblioteca da nossa escola, e inclusivamente vais poder ter apoio na realização destas fotografias panorama ou em 360º. Basta ficares atento aqui ao Geopalavras, ao Leituras em Linha e ao sítio da escola.

De qualquer modo, e para resultados igualmente interessantes, podemos usar simplesmente o telemóvel. Se tiveres um iPhone podes usar o TourWrist (futuramente também para Android) ou se tiveres um tablet ou smartphone com o Android (versão Jelly Bean), podes usar o PhotoSphere que vem instalado por defeito.

Deixa um comentário