O «fim do mundo» e as notas do 1º período.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 · Temas: , , , ,

Estou aqui sentado em frente ao ecrã do meu portátil à espera do «fim do mundo», mas até agora népias! Será que há hora marcada e tem um local específico para acontecer? Enfim…

Na verdade, palpita-me que o verdadeiro «fim do mundo» venha a ocorrer lá para o fim da manhã e início da tarde de hoje, junto das vitrinas da ESL, onde serão afixadas as pautas com as notas do 1º período de aulas… Aliás, e para a conveniência de alguns (não poucos), seria bem bom que o mundo acabasse um pouco antes da 9h manhã, de modo a não permitir o tempo suficiente para a afixação das respetivas pautas… Vamos lá ver… e torce para que o mundo acabe um pouco mais cedo. Se não acontecer, não te aflijas, porque quando chegares a casa com as novidades, ele acontece de certeza! Capiche?!

stonehenge

Mas voltando ao tema da profecia sobre o «fim do mundo», não é de admirar que ela tenha recaído neste dia em particular. Hoje, dia 21 de dezembro (às 11.11h), ocorre o solstício de inverno no hemisfério norte, dando origem aquela estação, e ao mais curto dia natural do ano.

O arco (movimento aparente do sol) curto e baixo que o astro descreve nas latitudes a norte do equador neste dia, foi interpretado na antiguidade com respeito, temor e algo profético. Aliás, há uma série de rituais praticados pela sociedade que, na sua génese, se explicam através destes fenómenos astronómicos. O natal e a sua proximidade a este solstício, o S. João e a sua íntima relação com solstício de verão, os monumentos megalíticos alinhados com os raios solares durante os solstícios, provam que os nossos antepassados, perante a incompreensão da dinâmica global astronómica, divinizavam os astros e atribuíam significados mitológicos a fenómenos astronómicos.

weee

Deste modo, quem ainda acreditar em qualquer coisa mais do que a lógica astronómica, manifesta, de certo modo,  o mesmo pensamento do homem das cavernas e ao parece, há por aí muitos crentes.

Uma resposta a: “O «fim do mundo» e as notas do 1º período.”

  1. Só mesmo o professor para associar as notas ao fim do mundo ;)
    Este post está mesmo TOP :D

    ResponderEliminar