Lugar de Codeçal.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012 · Temas: ,

- Por José Lopes, 10ºD.

No âmbito da disciplina de Geografia, foi-nos proposta a tarefa de descrever e localizar um local do nosso conhecimento, batizado com um nome “estranho”. Após realizarmos a leitura de uma interessante crónica de Miguel Esteves Cardoso na aula, onde este nos mostra muitos dos peculiares nomes de localidades que pairam em Portugal, é que nos apercebemos que estamos rodeados de localidades com nomes “diferentes”.

Eu sou da Lixa, Felgueiras, mas moro na freguesia de Caramos e, em Caramos, há um lugar que pela sua homofonia pode ser mal interpretado. O lugar chama-se Codeçal e, se a sua grafia se aparenta bastante normal, pronunciando-o… o caso muda de figura pois dizemos “Cú-de-Sal”, e aqui sim, pode ter um sentido não intencional.

LCodeçal

Analisemos situações quotidianas e vejamos o quão constrangedor será chegar a uma apresentação, num primeiro dia de aulas, e dizer: «- Eu sou a Armanda, tenho treze anos e venho de Codeçal». De certeza que da parte dos colegas de turma não faltariam comentários do género: «- Não sabia que o sal tinha cú». Isto deixaria obviamente a Armanda morta de vergonha! Imaginemos agora, que numa festa, estava uma rapariga linda e um rapaz, também ele todo elegante, num ato de sedução. Ele aproximava-se dela e abordava-a de forma charmosa dizendo: «- Qual é o teu nome e qual a terra que, felizardamente, viu crescer esta flor?» e a rapariga tímida, mas mostrando-se interessada, respondia: «- O meu nome é Sara e sou de Codeçal e tu?». Pronto, todo o encanto do rapaz pela rapariga caía por terra e a conversa acabava por morrer aí, até porque se o rapaz fosse divertido, não mais conseguiria parar de rir.

Voltando a falar de Codeçal, neste pequeno lugar todas as pessoas se conhecem e apesar de ser minúsculo, o seu nome não afeta nem vitimiza os seus habitantes, mesmo que seja quase “inadjetivável”.

Pessoalmente partilho da opinião que certos nomes dados no passado, demonstram que Portugal ainda é ainda algo arcaico e que nem a sua adesão à União Europeia o fez evoluir e inovar, nomeadamente no nome das suas freguesias e lugares.

5 respostas a: “Lugar de Codeçal.”

  1. - Ainda não percebi como mandar o texto .

    - Sérgio Miguel 10ºD .

    ResponderEliminar
  2. Mas que nabiça ;) ... envia um mail para geopalavras@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Que páginas do livro de 7º ano saem no teste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, os comentários a este artigo estão cada vez mais estranhos...

      Eliminar
    2. Ah! Litoral, catástrofes e fatores! ;)

      Eliminar