Furacão Gordon.

domingo, 19 de agosto de 2012 · Temas:

Os furacões são batizados com nomes para que facilmente sejam identificados e para que a as mensagens de alerta sejam divulgadas mais rapidez. É mais fácil e memorizável referirmos furacão Gordon, do que um termo técnico meteorológico pouco inteligível.

No início, os furacões eram batizados arbitrariamente. Contudo, a necessidade de sistematizar a ocorrência destes fenómenos, levou a que os meteorologistas criassem uma lista de nomes de baptismo organizada alfabeticamente. Como curiosidade, refira-se que a partir do final do século XIX os nomes dos furacões ocorridos no hemisfério norte tinham nomes femininos, ao passo que aos furacões ocorridos no hemisfério sul eram atribuídos nomes masculinos.

Desde 1953 os furacões do Atlântico passaram a ser batizados pelo National Hurricane Center em Miami (EUA), segundo uma lista de nomes elaborada pela Organização Mundial de Meteorologia. Originalmente da lista constavam apenas nomes de mulheres mas em 1979, foram introduzidos nomes masculinos, formando um conjunto de seis listas de nomes que se repetem de 6 em 6 anos.

Previsão de evolução Furacão Gordon

Segundo o Weatherground o furacão Gordon deverá atingir as ilhas de Santa Maria e S. Miguel ainda como furacão de grau 1, passando posteriormente a tempestade tropical.


Fontes:

- http://www.wmo.int

- http://www.wunderground.com

2 respostas a: “Furacão Gordon.”

  1. Não vai pôr os videos do boletim meteorológico?

    ResponderEliminar
  2. Estou a tratar deles e não é fácil naquela confusão... Antes do fim das férias e depois de passar o Gordon, publico. Vocês merecem!

    ResponderEliminar