Guia da Prova de Orientação.

sexta-feira, 20 de abril de 2012 · Temas: ,

A Escola Secundária da Lixa vai realizar no próximo dia 4 de maio, mais uma Prova de Orientação na Freguesia de Borba de Godim (lugares de Vilar, Sardoal e Godim). Esta é já a III edição de uma atividade envolvente, que dinamiza cerca de 400 alunos, 40 professores e uma série de entidades tais como o município, a Junta de Freguesia de Borba de Godim, a GNR e os Bombeiros Voluntários da Lixa.GuiadeProva

A edição deste ano traz uma novidade. Para além do desafio da orientação e da procura de pistas (balizas), estarão no terreno uma série de provas desafio, de índole física e criativa, que as equipas terão de concretizar. Algumas destas provas aproveitam as caraterísticas do terreno e, inclusivamente, fazem uso de múltiplos «artefactos endógenos», que se preveem criar situações verdadeiramente hilariantes.

Contudo, a essência desta prova reside na orientação, que pode ser definida como o uso de um mapa e de uma bússola para encontrar um caminho num terreno desconhecido. De facto, o objetivo principal é, usando um mapa (extratos simplificados das cartas militares 99 e 100) e uma bússola, localizar pistas na área envolvente à Ribeira de Borba.

A prova, pela sua especificidade e dimensão, criou a necessidade de editar um guia que aqui se publica e disponibiliza a todos os participantes. Este guia fornece conselhos úteis à prática da orientação, ensina a interpretar mapas topográficos e fornece conselhos à boa prática do pedestrianismo. Assim, e para já, fica aqui o Guia de Prova em versão FlipBook e algumas fotografias de edições passadas da Prova de Orientação.

FotosRetrospetivaPO

Deixa um comentário