Descodificando os códigos QR da prova de orientação.

sábado, 28 de abril de 2012 · Temas:

O dia da Prova de Orientação de 2012 está quase a chegar e vamos lá ver se o estado de tempo ajuda... Para já é muito difícil arriscar uma previsão e só na próxima terça ou quarta-feira, será possível fazê-lo com alguma fiabilidade. Estamos confiantes! Entretanto podes ir consultando neste sítio, uma previsão de estado de tempo, baseada em dados provenientes da estação meteorológica da ESL que se encontra instalada no telhado da escola.

Mas o propósito deste artigo é a instalação do software para telemóvel, que permita a leitura dos códigos QR (Quick Response), que é o formato em que vão surgir as pistas da prova de orientação. Há múltiplos programas adequados para a sua leitura, mas sua instalação não é propriamente muito fácil. Vamos por partes.

Imagem1

Se tiveres acesso à Internet a partir do teu telemóvel, tens o trabalho facilitado! Há vários programas disponíveis para descarregar e instalar. Assim, descobre a marca e o modelo do teu telemóvel e acede através dele a um deste sítios - UpCode http://www.upcode.fi ou o Lynkee http://m.lynkee.com utilizando o navegador do teu telemóvel. Depois segue as instruções de instalação.

Imagem2

Se não tiveres acesso à Internet no teu telemóvel e apenas no teu PC, descobre a marca e o modelo do teu telemóvel, acede a este sítio UpCode e descarrega o software correspondente ao teu telemóvel (atenta na pasta para onde descarregaste o ficheiro). De seguida deverás ligar o teu telemóvel ao PC através de um cabo (tal como o fazes para “passar” músicas ou imagens) e, de seguida, iniciar o software de gestão do teu telemóvel (no caso da Nokia trata-se do PC Suite). Depois procura a opção de instalação de programas, jogos, etc., aponta para o ficheiro que descarregaste e segue as instruções. À partida fica instalado. Imagem3

Os códigos QR são imagens gráficas que armazenam informações (vê este artigo publicado no Geopalavras sobre o tema). Essas informações podem ser hiperligações, números ou frases. No caso da Prova de Orientação, os códigos QR representarão frases e / ou letras. Para os descodificar, deverás utilizar o software instalado no teu telemóvel e apontar a “mira” para o código. A resposta será imediata! Experimenta o seguinte:Código QR ProvaOri Geopalavras

Se inclusivamente quiseres criar o teu próprio código QR, tens a possibilidade de o fazer no seguinte local gerador. Depois de os conceberes, as suas possibilidades de utilização são imensas! Uma delas é a III Prova de Orientação da ESL, no próximo dia 4 de maio. Até lá!

Deixa um comentário