O caminho da vitória.

domingo, 11 de março de 2012 · Temas: ,

"[...] só há um caminho para a ciência: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte nos separe – a não ser que obtenhamos uma solução. Mas, mesmo que obtenhamos uma solução, poderemos então descobrir, para nosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos, encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem-estar poderemos trabalhar, com um sentido, até ao fim dos nossos dias".

- Karl Popper.

Todas as semanas recebo variadíssimas propostas de concursos escolares, que apostam cada vez mais na vertente multimédia. Contudo, o nos@europe, promovido pela Universidade de Aveiro no âmbito de uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, conseguiu cativar a minha atenção pela novidade.

Efetivamente, o concurso apresentou uma fórmula inovadora, dividindo-se por quatro etapas, sendo que a última constituiu-se numa final, realizada no anfiteatro da Reitoria da Universidade de Aveiro, onde só chegaram 6 equipas das 80 inicialmente concorrentes. As equipas, constituídas por 4 alunos e um professor, apresentaram-se de todos os pontos do país e, até à 3ª etapa, concorreram circunscritas à região educativa proveniente. De cada uma destas regiões saiu uma equipa que participou na mencionada final. As etapas foram as seguintes:

Cada uma das etapas, para além de eliminar várias equipas, permitiu a cada equipa finalista acumular uma série de pontos que as escalonaram na final. Deste modo, e dado o bom desempenho tido nas etapas anteriores, a nossa equipa posicionou-se na frente antes mesmo de chegar à final.

Prémio nos@europe

Na final defendemos um trabalho (uma ideia chamada Shoesideia) com bastante mérito e muito elogiada, com o qual obtivemos o primeiro lugar, com uma pontuação de 87,8 pontos (a mais de 10 pontos de distância da segunda equipa classificada). Este resultado, associado ao somatório das classificações de todas as anteriores etapas, classificou-nos em primeiro lugar com um total de 83,24 pontos! Assim, com esta dupla vitória, ganhamos os dois primeiros prémios: uma viagem Bruxelas e uma isenção de propinas no primeiro ano de uma eventual matrícula na Universidade de Aveiro.

Prémio UA

Por último, temos de agradecer a ajuda de vários professores: o Professor Basílio que, como todos sabemos, ajuda-nos sempre com aquele reforço de ideias que nos permite ver as coisas de vários ângulos; a Professora Fátima Esteves, sempre pronta a ajudar na correção de toda a parte escrita; a Professora Madalena e o Professor Carlos Eduardo, pelo empurrão inicial e ao Professor Armindo que sempre apoiou o projeto e compareceu na final com um entusiasmo contagiante. Obrigado!

5 respostas a: “O caminho da vitória.”

  1. O melhor desta viagem é que vou receber uma camisola "i love bruxelas", ahah.
    Parabéns a toda a equipa ;)
    Liliana Alves

    ResponderEliminar
  2. Ó Liliana eu tbm quero uma ;)
    Parabéns , já sabíamos o resultado né gentji ;)

    ResponderEliminar
  3. Em nome da equipa, obrigado Liliana e Margarete! Se tivesse concorrido convosco, também teríamos ganho.

    ResponderEliminar
  4. Ah! Ficou por agradecer ao Professor Pedro Reis pela paciência tida na dispensa dos alunos e na tolerância à sua chegada tardia às aulas, dada a coincidência de horário com a imensas sessões de trabalho. Obrigado Pedro.

    ResponderEliminar
  5. Mais que uma equipa *.* desde já agradeço a todos aqueles que sempre acreditaram e torceram por nós :P

    ResponderEliminar