Uma delícia chamada Portugalex.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 · Temas: ,

Há poucas coisas no panorama nacional televisivo e radiofónico, que de momento me fazem rir. Há uns anos valentes, tínhamos o Herman, pioneiro de um certo tipo de humor que, com encarnações muito estereotipadas, marcou indelevelmente a nossa sociedade. De facto, quem assistiu, jamais se esquecerá de José Estebes (percursor do exagerado sotaque à moda do pôrto…como se todos nós falássemos assim), Maximiana (habitante da Merdaleja), ou de Diácono Remédios, uma personagem sarcástica, que punha em causa o suposto puritanismo da igreja.

Esgotada a fórmula Herman, surgiram no nosso país uma série de novos valores humorísticos, impulsionados pelo fulgor televisivo que então se implantara. Programas como o Levanta-te e Ri ou o canal de televisão SIC Radical, assistiram ao nascimento dos Gato Fedorento, Fernando Alvim ou Bruno Nogueira, exemplos de uma abordagem muito mais refinada e criativa do humor, onde a aliança entre o nonsense e a inteligência crítica imperava.

Na verdade, quem assistiu aos primeiros passos dos Gato Fedorento, ficou maravilhado com a novidade da abordagem que, de certo modo, rasgava com o passado e conquistava uma juventude que já não se identificava com o Herman ou o Nicolau Breyner e outros humoristas daquela geração. Estávamos no tempo da massificação da Internet, do Youtube, das televisões por cabo e o que se passava lá fora, ecoava cá dentro,  retirando sentido a uma abordagem do humor então já desfasada no tempo.

Por detrás de muitos destes sucessos humorísticos esteve, e está, a produtora Produções Fictícias, que debita qualidade, com emissões diárias na Antena 1 e Antena 3, através do programa Portugalex. Esta delícia diária faz bem, recomenda-se e fascina pela incrível mistura de “cromos” que escrutinam o panorama nacional de uma forma mordaz. É muito bom e recomenda-se a quem, por exemplo, anda numa fase de teste e exames.

Para esses e não só, fica aqui um doce… com o Professor Martelo a traduzir Cavaco; o rapaz do Continentezzzz; o Ministro Vítor Gaspar a querer taxar os implantes mamários de uma da participantes nas Casa dos Segredos; um estudo sobre a dieta do Fernando Mendes, etc.… ouçam!

2 respostas a: “Uma delícia chamada Portugalex.”

  1. Raramente perco uma emissão do Portugalex. É daqueles programas que põe a rir facilmente logo de manhã, apesar de mal conseguir abrir os olhos! Os humoristas são excelentes e é dos poucos programas que considero que fazem humor realmente inteligente.
    Já que se fala de rádio, gostava muito do programa "Nuno & Nando" com o Fernando Alvim e Nuno Markl, mas que infelizmente já não existe. Contudo, o programa que realmente marca o profissionalismo da nossa rádio é "A prova oral" com o Fernando Alvim e Xana Alves na Antena 3 ao final da tarde. Recomenda-se :)

    Margarida Cardoso

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Margarida! Vejo que foges ao padrão Nova Era ou Comercial e ouves algo mais do que música pastilha ou êxitos que já o foram há muito! O Nuno & Nando era uma delícia ao Sábado de manhã e foi uma pena que o Markl se tenha mudado (vendido) para a Rádio Comercial. Lembra-me de de lavar o carro (eu e mais uns milhões) ao som daqueles dois e nem dar fé do trabalho.
    Quanto à Prova Oral, a longevidade do programa acho que diz tudo: 10 ano. É um daqueles programas da rádio que deviam constar nos programas escolares pois é divertidamente pedagógico. Claro está está que o génio do Alvim conta, mas as boas audiências também incentivam (tal como em tudo...).

    ResponderEliminar