Taumatawhakatangihangakoauauotamateapokaiwhenuakitanatahu!

domingo, 12 de fevereiro de 2012 · Temas: ,

O nome desta colina de 305 metros de altura, próxima de Porangahau na região meridional da Baía de Hawke, Nova Zelândia, realça uma das grandes potencialidades na internet, a descoberta! Por aqui ou por acolá, derivando ao sabor do que aparece, é frequente encontrarmos coisas que até nem servem para grande coisa, mas que são curiosas, são!

Ora, o nome desta colina é tido como um dos maiores do mundo, pelo menos na língua inglesa (e talvez mesmo em português), e significa, segundo o sítio LinguisticFun, o local onde Tamatea, um homem de grandes joelhos, tocou flauta para a sua amada (nada mais romântico e é quase certo que a amada possuía uns grandes cotovelos…).

Nova Zelândia

Contudo, não se pense que este nome é o campeão do tamanho… nem pensar! Se não acreditam, vejam lá o seguinte:

Krungthepmahanakonbowornratanakosinmahintarayudyayamahadiloponoparatanarajthaniburiromudomrajniwesmahasatarnamornpimarnavatarsatitsakattiyavisanukamphrasit.

Conseguiram pronunciar a palavra sem parar para respirar umas 10 vezes? Duvido! Fiquem a saber que este é o modo como se pronuncia Baguecoque, capital da Tailândia, em tailandês, e é considerado pelo Guinness Book of Records, como o maior nome do mundo. Perante isto, eu nem  me atrevo a perguntar, por exemplo, como é que se pronuncia otorrinolaringologista ou constitucionalmente em tailandês… Assim, a avaliar pelo tamanho das palavras, o povo deste país deve gastar fortunas ao telemóvel para dizer coisas simples como: vou chegar atrasado ou vou comprar pão! Imaginem mesmo uma aula de Geografia em tailandês, deve durar horas…

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Deixa um comentário