Tatuagens e piercings: uma moda, uma afirmação ou um arrependimento?

domingo, 12 de fevereiro de 2012 · Temas: ,

Se percorrermos uma das nossas Escolas Secundárias, é difícil deixar de reparar na quantidade de alunos (dos mais novos aos mais crescidos), que usam algum tipo de piercing e ou tatuagem. Ao que parece, está na moda e a juventude, e não só…, impulsionada por muitas estrelas da música e futebol, protagonizam uma forma de estar, assumidamente diferente em relação às gerações dos seus pais e avós.Imagem2

Há cerca de 3 anos atrás, o deputado Renato Sampaio, apresentou um projeto de lei, que previa que os jovens menores de idade, ficassem proibidos de fazer uma tatuagem ou colocar determinados tipos de piercings (na língua, na boca, na proximidade de vasos sanguíneos, nervos músculos e sobre quaisquer lesões cutâneas; quanto a materiais, seriam proibidos piercings de prata e revestidos a ouro). Defendia que "um jovem pode gostar e decidir fazer uma tatuagem sem medir as consequências, mas terá de ficar com ela para sempre".

Para além da questão estética, o objetivo daquele projeto de lei, visava introduzir regras para o exercício da atividade de tatuador, definindo quais os materiais e utensílios que poderiam ser utilizados, quer na aplicação dos adornos, quer na fase de cicatrização. Pretendia-se, dessa forma, reduzir o risco de complicações como infeções, reações alérgicas, rejeição da peça e cicatrizes.

A lei não foi avante. A moda impera e, em muitos casos, à revelia de pais que definitivamente não se reveem naquilo.

Ora, perante isto, importa perguntar:

  • Terão os jovens menores, sem a devida experiência de vida, capacidade para decidir fazer algo tão marcante no corpo?
  • Mesmo que as tatuagens e / ou piercings sejam feitos já na maior idade, não serão porventura um obstáculo na obtenção de um emprego, por exemplo?
  • Os piercings e as tatuagens conduzem ao mesmo fim, ou seja, marcar a diferença. Ou são coisas diferentes?
  • Este tipo de moda não passará disso mesmo, algo passageiro mas sem retorno?
  • Não serão os piercings e / ou as tatuagens uma forma de chamar à atenção e esconder a baixa auto-estima?

Ora, poderás debater todas estas questões, e outras, no Geodilema. Dá lá um salto, deixa a tua opinião e não deixes que os outros pensem por ti.

Fontes:

http://sites.google.com/site/abubunip/project-updates/operigoocultodatatuagemepiercing

http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=923512

http://tatuagem.com.br/duvidas-sobre-tatuagem/713-lei-no-9828-proibe-tatuagem-e-piercing-em-menores.html

Deixa um comentário